Museu de Brodowski sedia concurso de cartazes sobre a paz

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 12 dezembro, 2013 15:08

Museu de Brodowski sedia concurso de cartazes sobre a paz

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), foi palco para a etapa nacional do Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz, realizado pelo Lions Clube Internacional, na última terça-feira (10/12). Nesta fase, concorreram oito trabalhos, de crianças de todo o Brasil. O tema da edição 2013/2014 é “Nosso Mundo, Nosso Futuro”. Os cartazes foram avaliados por artistas plásticos convidados pelo museu.

cartazes sobre a paz

A grande campeã da etapa foi Karine Wajnsztok, de 11 anos, de Belo Horizonte (MG). Na avaliação foram considerados itens como originalidade, mérito artístico e expressão das gravuras. A comissão julgadora contou com a participação de Antonio Ailton Rufato, Ana Cristina Meneghelo, Rita Luciano, Ézio Marcola e Manuel Pombinho.

De acordo com a gerência do Museu Casa de Portinari, a instituição é sede do julgamento há cinco anos. “A afinidade do museu com questões relacionadas às artes plásticas e ao estimulo às habilidades artísticas faz com que sejamos parceiros de grandes ações como essa. É uma honra e uma responsabilidade reunir os artistas locais para selecionar o vencedor, que irá para a próxima etapa da competição internacional”, explica a gerente do museu, Cristiane Maria Patrici.

Voltado para adolescentes entre 11 e 13 anos, o concurso tem o objetivo de estimular jovens de diferentes nações a expressar artisticamente sua visão sobre a paz, utilizando diversas técnicas e materiais de pintura, como carvão, giz de cera, lápis e tinta. No mundo, milhões de estudantes, de aproximadamente 100 países, já participaram do concurso.

O Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz acontece, anualmente, desde 1988 e já premiou jovens do Brasil, Guadalupe, Hong Kong, Indonésia, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Martinica, Peru, Filipinas, África do Sul, Tailândia, Turquia e Estados Unidos. Ao vencedor geral é concedida uma recompensa em dinheiro e uma viagem aos Estados Unidos para acompanhar a solenidade de premiação.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 12 dezembro, 2013 15:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook