Prisci La Guedes ministra workshop no dia 14, na Galeria Olido (SP) sobre mercado audiovisual francês

Exibido recentemente nos cinemas, “Camille Claudel 1915”, de Bruno Dumont, traz a atriz Juliette Binoche no papel da famosa escultora confinada em um hospício. A cineasta brasileira Prisci La Guedes, que foi assistente de iluminação desse filme, irá ministrar um workshop sobre o mercado audiovisual francês, com ênfase nas semelhanças e diferenças com o brasileiro. A aula acontece dia 14, às 17h, no Cine Olido.

Prisci La Guedes-MERCADO AUDIOVISUAL FRANCÊS-PROMO PHOTO-09DEZEMBRO2013

Realizada no formato de videoconferência, a oficina focará em questões como as várias etapas e profissões da cadeia produtiva do cinema francês contemporâneo, a tecnologia da imagem na França, a escolha dos equipamentos, as novas tecnologias e as formas diversas do jeito francês de fazer cinema em contraponto com o brasileiro.

Questionada sobre qual seria a principal diferença entre os mercados do audiovisual em ambos países, a cineasta respondeu que essa é uma pergunta complexa e por isso criou o workshop. “Para debater a questão de maneira mais participativa, equilibrando as categorias de ficção, documentário, curtas e longas-metragens, telefilmes, entre outras.”

Prisci afirma que, na França, o cinema tem assumido cada dia mais a era digital e os novos veículos que chegam com ela, ganhando espaço com as novas formas de difusão. “Os franceses têm interesse no modo como o cinema é feito no Brasil, um país visto como em crescimento criativo e com um cinema efervescente”. Admiradora de cineastas contemporâneos, como Claire Denis e Leos Carax, La Guedes vê uma crise estética no cinema francês, mas acredita que a imigração de pessoas para o país pode resultar em uma promissora e engajada mistura de estilos cinematográficos.

A brasileira é formada em cinema pela École Supérieure de Cinéma et Audiovisuel AIS Marseille e já dirigiu ficções e documentários. Dois de seus curtas serão exibidos durante o curso, “Comestível” (2011), “Presença” (2012), além do trailer de “Putain d’Amour” (2013), o primeiro de sete títulos da série “Contos da Coceira”, inspirada em Nelson Rodrigues.

SERVIÇO

Evento: CINEASTA DISCUTE O MERCADO AUDIOVISUAL FRANCÊS – Prisci La Guedes
Data: 14 de Dezembro 2013 – sábado | Horário: 17h.
Local: Cine Olido
Endereço: Av. São João, 473 – República, São Paulo – SP, 01035-000
Classificação etária: acima de 16 anos.
Ingressos: R$ 1, 00
Informações para o público: (11)  3331-8399 e 3397-0171

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *