Focus Cia de Dança apresenta Dente de Leite

Seja na amamentação ou no desmame, ela está lá. Para cantar, gritar, rosnar, também é indispensável. No sentido figurado, a expressão “soltar os cachorros” não faria sentido sem ela. Aliás, tampouco, latir, de fato. Tristeza e alegria também prescindem de sua existência. A boca é o centro das atenções – dos pés à cabeça, em cada gesto – da nova coreografia da Focus Cia. de Dança que estreia dia 12 de dezembro de 2013, às 20h o espetáculo Dente de Leite na Galeria Olido, na Sala Paissandu em São Paulo com o patrocínio da Petrobras.

Depois do enorme sucesso do espetáculo As Canções que Você Dançou para Mim (inspirado na obra do rei Roberto Carlos), o diretor, coreógrafo e bailarino Alex Neoral decidiu pôr em movimento desde as ações funcionais até os usos metafóricos da boca, fazendo um jogo descontraído sobre esse importante veículo de comunicação e sobrevivência do ser humano. Dando conta do recado, estão os bailarinos Carol Pires, Clarice Silva, Lucas Nunes, Marcio Jahú, Marisa Travassos, Mônica Burity, além, é claro, de Alex Neoral.

“Do nascimento à morte, dos dentes de leite à dentadura, falante ou muda, a boca é fonte de expressão individual e coletiva, lugar de onde saíram palavras que mudaram o mundo e fizeram história. Histórias que mudaram com protestos ou com o encontro de duas bocas em um beijo clássico de cinema. É por aí que caminha nosso novo trabalho”, destaca Alex Neoral, que tem 15 anos de carreira. O cenário, assinado por Márcio Jahú, traz uma estrutura côncava, como se todos estivessem dentro de uma boca. Os figurinos, de André Vital, são inteiramente brancos e remetem aos dentes, mas também podem lembrar aparelhos com seus detalhes prateados. “A trilha é uma música menos melódica. Temos uma voz declamando um poema, mas também evocamos sons e ruídos”, antecipa Neoral.

Para se ter uma ideia do que entra em cena, o roteiro aborda os diversos usos da boca. Fonte de comunicação a partir do nosso nascimento, choramos e mamamos criando o primeiro vínculo afetivo de nossas vidas. Lugar de dor onde nascem os primeiros dentes, os de leite, marcando um passo em nosso crescimento e o início de certo senso estético num mundo onde belos sorrisos abrem grandes caminhos.

A boca, lugar de grande prazer e orgias gastronômicas e amorosas. É onde mora a língua que fofoca e maldiz o vizinho. É o paladar e o beijo. O palavrão e o silêncio. Dona dos lábios e das conversas doces. Causadora de grandes revoluções quando se abre em gritos. E depois te coloca pra dormir em belas canções de ninar.

Figurando entre as principais companhias da atualidade na cena brasileira, a Focus Cia. de Dança inaugurou seu repertório em 2000. “Nossa marca é fazer uma dança que se comunique com o público”, define Alex Neoral. No repertório da Focus Cia. de Dança estão 11 peças coreográficas.

SERVIÇO
DENTE DE LEITE
Focus Cia de Dança
Temporada: 12 a 15 de dezembro de 2013
Horário: Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Galeria Olido  – SALA PAISSANDU / CENTRO DE DANÇA UMBERTO DA SILVA
Endereço: Av. São João, 473 – República – São Paulo/SP
Tel.: 11 3331-8399
Duração: 60 min
Classificação: 10 anos
Ingressos GRATUITOS distribuídos uma hora antes

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *