CAIXA Cultural São Paulo apresenta a primeira edição da Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil (MACLI)

CAIXA Cultural São Paulo apresenta, a partir de 14 de dezembro, a primeira edição da Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil (MACLI), idealizada pelo artista multimídia Favish Tubenchlak. Em cartaz até 16 de fevereiro de 2014, a exposição tem entrada gratuita, visitas monitoradas e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Além de iniciar o público infantil no universo da arte contemporânea, a mostra reafirma o valor da chamada literatura infantil e reforça a inter-relação da ilustração com a arte contemporânea. São mais de 70 obras, originalmente criadas para livros infantis, assinadas por artistas do Brasil (Fernando Vilela, Renato Moriconi e Favish Tubenchlak), da Argentina (Juliana Bollini), de Israel (Ofra Amit) e dos Estados Unidos (John Parra).

Segundo Favish, a MACLI pretende chamar a atenção para as obras que ganham independência artística e alcançam autonomia,em relação ao livro de onde partiram. “Os artistas investem na busca por procedimentos, materiais, linguagens e poéticas próprias, fortalecendo o enlace com a arte contemporânea”. Os desenhos, alguns originais e outros impressos em fine art, falam por si.

Co-curadora da MACLI, a especialista em literatura infanto-juvenil, Aline Pereira, complementa: “Inicialmente, o texto era o principal responsável pela narrativa. Mas, aos poucos, a ilustração foi ganhando mais espaço na página, e mais prestígio também, até que, finalmente, conquistou espaço suficiente para ficar par a par com o texto e até ser responsável por toda a narrativa, como é o caso de livros sem palavras”.

No dia da abertura, haverá uma palestra com os artistas Favish Tubenchlak, Fernando Vilela e Renato Moriconi. A inscrição será realizada em formulário digital, disponível no endereço ou no próprio site do MACLI.

SERVIÇO
Exposição: “1ª MACLI”
Abertura:14 de dezembro de 2013 (sábado), às 11h – Palestra às 12h
Visitação: de 14 de dezembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Classificação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *