Orquestra Experimental apresenta Painel Brasil no Theatro Municipal

Orquestra Experimental de Repertório, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, faz única apresentação do programa “Painel Brasil” no domingo (01/12), às 11h, no Theatro Municipal. O Regente Titular da OER, Maestro Jamil Maluf convidou o Mto. Guilherme Mannis para assumir esse concerto que apresenta um panorama da música contemporânea brasileira, incluindo a 1ª audição mundial da obra laçoentrelaço, de Flo Menezes; uma rara execução do Concerto para Piano e Orquestra, de Willy Corrêa de Oliveira, e a Sinfonia dos Orixás, de Almeida Prado.

Flo Menezes é um dos mais significativos compositores contemporâneos brasileiros, de quem a OER já havia feito, em 2004, a estreia da obra labORAtorio, no Theatro Municipal, sob regência do maestro Jamil Maluf, a quem a presente obra laçoentrelaço é dedicada.

Executada em 1ª audição pela OER, laçoentrelaço, segundo palavras do próprio compositor, “expõe, como o título diz, laços de ideias que são entrelaçadas continuamente por outras ideias, constituindo uma escritura orquestral que, a rigor, lida com três arquétipos mais elementares da escritura musical: o intervalo, a melodia e os acordes. Meu desafio foi, a partir desses elementos basilares, constituir um organismo complexo e multifacetado, em que se escuta laçoentrelaço”.

Já no Concerto para Piano e Orquestra, de Willy Corrêa de Oliveira, a orquestra revela os nuances de uma obra estreada em 1979 por Caio Pagano, e que é uma das “muitas idealizações de concertos para piano e orquestra que nasciam durante o tempo de percurso de bonde de Botafogo ao Jardim do Passeio”, segundo palavras do próprio compositor, para quem “os concertos de Mozart estão no âmago e na origem de tudo”. A pedido de Caio Pagano, o Instante n. 2, peça originalmente escrita para piano solo, foi  acoplada à orquestra, como coda do Concerto. Horácio Gouveia, pianista especializado no repertório de música contemporânea é o convidado para assumir a parte solista.

Por fim, a Sinfonia dos Orixás traz para o programa a música de um dos mais inventivos e ecléticos compositores brasileiros, José Antônio Rezende de Almeida Prado, falecido em 2010.   Sua Sinfonia dos Orixás, 3ª obra no gênero, foi concluída em 1985, e é inspirada no universo afro-brasileiro. Utilizando um grande efetivo orquestral, a Sinfonia dos Orixás traça o perfil sonoro de 15 orixás, começando com uma invocação a Exu, com atabaques e maracas. No prefácio da partitura o compositor incluiu uma Louvação a Oxalá, que diz: “do meu coração um desejo: que todos os que tocarem e ouvirem esta obra sintam paz, saúde, alegria, esperança, amor, unidade”. A obra foi estreada pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

SERVIÇO
Orquestra Experimental de Repertório
Data: 01/12 domingo 11h
Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº.
telefone: +5511 3397-0300 / Bilheteria: 3397-0327
Ingressos: R$ 10 a R$ 40 – meia-entrada para estudantes.
Capacidade: 1.500 lugares
Sugestão de faixa etária: acima de 10 anos.
www.ingressorapido.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *