Festival Internacional Tango Brasil apresenta Trio Harminotango no CCBB

Festival Internacional Tango Brasil, que acontece até 15 de dezembro na Tenda CCBB na Praça dos Correios, de sexta a domingo, traz na próxima semana uma homenagem a Astor Piazzola pelo grupo Harminotango e noite dançante com muito tango brasileiro e argentino.

Um trio dos melhores instrumentistas brasileiros e único grupo no mundo com esta formação, o Harmonitango, de José Staneck, gaita, Ricardo Santoro, violoncelo, e Sheila Zagury, piano, tocam nos dias 30 de novembro (sábado)1º de dezembro (domingo). São músicos com larga experiência camerística, encontram na obra do compositor e bandoneonista uma maneira de expressão lírica e emocionante, valorizada pela riqueza tímbrica da harmônica, bastante semelhante ao bandoneon.

Além dos shows do trio, na sexta-feira, dia 29 de novembro, acontece mais uma das Noites Dançantes Buenos Aires en Rio, que mostrará as misturas similares do nascimento do tango no século XIX com o choroAs melodias e os ritmos ainda europeizados se misturaram com o sotaque local e desta convivência começou a nascer uma mestiçagem que produzia estilos como o choro, a milonga, a polca e o maxixe. Este show promete apresentar, ainda, como o ritmo afoxê, de origem africana, pode dialogar perfeitamente com a milonga, subgênero do tango de raiz negra rio platense.

Com o tema com “Tango argentino, tango brasileiro”, interpretado pelos músicos Roberto Rutigliano (bateria), Tomás Improta (piano), Jose Arimatéia (trompete), Ronaldo Diamante (contrabaixo), Chico Chagas (acordeon) e Fernando Trocado (sax), o repertório passeia pelo tango tradicional argentino em diálogo com os tangos feito por compositores brasileiros como El porteñito (Angel Villoldo), Naquele tempo (Pixinguinha), Derradeira Primavera (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) e El once (E. Fresedo). E os bailarinos Helena Fernandez e Fernando de Campos também mostrarão como se dança um belo tango, além de convidar o público para bailar.

SERVIÇO
Festival Internacional Tango Brasil – Trio Harminotango
Datas: 
29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta a domingo)
Horário: 
21hs
Local: Tenda do CCBB na Praça dos Correios
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Preços: R$ 5,00 e R$ 10,00 na Bilheteria do CCBB
Classificação: Livre
Capacidade: 500 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *