MIS recebe exposição Rússia Sagrada

Entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro, o MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe a exposição Rússia Sagrada. Organizada pelo Ministério da Cultura da Rússia, a mostra conta com 20 fotos de Vadim Gippenreiter e é gratuita. A exposição será inaugurada no dia 29 de novembro, sexta-feira, com o show da banda folk Grad Quartet às 20h. A apresentação do grupo e a exposição acontecem no Foyer do Auditório MIS e são gratuitos.

A exposição apresenta imagens de cidades do chamado “Anel de Ouro da Rússia”. O nome designa um interessante conjunto de cidades a nordeste de Moscou, que – se fossem ligadas – formam um tipo de anel. Essas cidades, entre elas estão Sergiev Posad, Vladimir, Suzdal e Uglich, possuem um inestimável valor histórico, religioso e arquitetônico, cada uma delas com suas particularidades e cercadas por belas paisagens. E são estas características que observamos nas imagens da exposição. “A Rússia é um país onde todas as estações estão claramente representadas e o público brasileiro poderá ver nessas fotos as cores de ouro no outono, a neve no inverno e as florestas verdes no verão”, conta Karina Matveeva, curadora da exposição.

Nascido em Moscou em 1917, Vadim Gippenreiter é o fundador da fotografia artística de paisagem russa. Ele também é um viajante ávido, caçador e alpinista. Gippenreiter tem participado em numerosas expedições para as regiões mais distantes da ex-União Soviética. Durante essas viagens, ele fez muitas sessões de fotos famosas. Entre suas obras mais importantes estão as fotos de antigas igrejas e mosteiros russos nas chamadas Cidades do Anel de Ouro da Rússia, que integram a exposição Rússia Sagrada. 

Sobre a banda 

Formado em 2007, o Grad Quartet representa uma nova geração de artistas russos, que tocam instrumentos folclóricos originais do país. Músicos da famosa banda Terem Quartet ajudaram a formar o Grad Quartet. O quarteto tem tocado com sucesso em diversos países e vem sendo recebido calorosamente por onde passa. Ao longo de sua carreira o Grad Quartet recebeu muitos prêmios como Grande Prêmio do Concurso Internacional Citta di Lanciano (Itália), Verão em Terijoki – Festival Internacional e o Prêmio da UNESCO, estão entre eles.  O grupo folk é formado por Andrey Antipov (Balalaica Contrabaixo), Gafarov Rustem (Balalaica Prima), Evstafeva Olga (Domra Alta) e Soshnikov Aleksandr (Acordeão).

SERVIÇO
Exposição Rússia Sagrada
Data: 29.11 a 11.12
Horário: Terças a sextas, das 12h às 22h | Sábados das 10h às 22h, domingos e feriados, das 11h às 21h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Foyer do Auditório MIS
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 | Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Show Grad-Quartet
Data: 29.11 (sexta-feira)
Horário: 20h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Foyer do Auditório MIS
Duração 40 minutos
Ingresso: 
gratuito
Classificação: livre
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 | Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *