Estação Cultural realiza Cine Debate especial com a exibição do filme INVICTUS Clint Eastwood de na Semana da Consciência Negra

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 21 novembro, 2013 10:00

Estação Cultural realiza Cine Debate especial com a exibição do filme INVICTUS Clint Eastwood de na Semana da Consciência Negra

Muito mais que um feriado em algumas cidades, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e a importância da sua contribuição para a formação socioeconômica e cultural do país.

Para promover essa reflexão, a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste realiza neste mês uma edição especial do Cine Debate, com a apresentação do filme Invictus, no próximo sábado, 23 de novembro, às 14h. O longa, lançado em 2009, tem direção de Clint Eastwood. A participação é gratuita.

Após a exibição haverá um debate sobre o tema com o presidente da Associação Assistencial para Melhoria de Vida (AMEV), de Santa Bárbara, Benedito Samuel Barbosa, conhecido como Dito Preto. O Cine Debate também receberá os times masculino e feminino de rúgbi amador da cidade.

The Untitled Madela ProjectInvictus conta a história do presidente eleito da África do Sul, Nelson Mandela (Morgan Freeman), na época em que o país sofria com o racismo e a divisão entre negros e brancos, em decorrência do apartheid. Com a proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, realizada pela primeira vez no país, em 1995, Mandela pensa em maneiras de usar o esporte para unificar o povo da África do Sul e decide apoiar a desacreditada equipe de rúgbi do país. Para isso, une-se ao capitão do time sul-africano Francois Pienaar (Matt Damon) e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã e restabeleça a união do seu povo. As atuações de Morgan Freeman e Matt Damon renderam indicações ao Oscar de 2006. Freeman na categoria de melhor ator e Damon para melhor ator coadjuvante.

Invictus é o nome de um poema do escritor inglês Willian Ernest Henley, publicado em 1875. Nelson Mandela, enquanto estava preso, recitava os versos aos outros prisioneiros. No filme, Mandela dá uma cópia do poema ao capitão Francois Pienaar para inspirar o time do seu país.

A data de celebração da Consciência Negra foi escolhida por coincidir com o dia da morte do Zumbi de Palmares, em 1695.

SERVIÇO
Evento: Cine Debate – Dia da Consciência Negra – Exibição do filme “Invictus”
Data: 23/11/2013 – sábado | Horário: 14h
Local: Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste
Endereço: Avenida Tiradentes, 02, no Centro
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: entrada gratuita.
Informações para o público: 3455-4830.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 21 novembro, 2013 10:00


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!