Bibliotecas recebem Tavinho Moura e Fernando Brant

Em 1997, o Estúdio Bemol, situado em Belo Horizonte, recebia um grupo de músicos pronto para criar um importante álbum na produção nacional. Juntos, Fernando Brant, Ricardo Cheib, Tavinho Moura, Beto Lopes e Geraldo Viana deram origem à “Conspiração dos Poetas”. Neste mês, as memórias desse disco são retomadas pelo compositor e instrumentista Tavinho Moura e o letrista Fernando Brant nas Bibliotecas Públicas Cassiano Ricardo e Alceu Amoroso Lima, respectivamente nos dias 29 e 30, sempre às 19h.

A dupla fez parte do movimento musical Clube da Esquina, criado em 1963, composto por um conjunto de jovens músicos disposto a apresentar um verdadeiro amálgama de estilos. A ideia era aproveitar o momento da Bossa Nova e todas as inovações trazidas pelo gênero para mesclar elementos do jazz, do rock e da música folclórica, e ainda emprestar algumas referências da música erudita e hispânica.

Milton Nascimento foi o “precursor” desses encontros. Recém-instalado em Belo Horizonte na época, costumava fazer música, sem compromisso, com os irmãos Lô e Márcio Borges, que moravam no mesmo prédio. Em 1967, três obras do compositor conquistaram espaço no II Festival Internacional da Canção, entre elas a célebre “Travessia”, feita em parceria com Brant. A consolidação da proposta do Clube da Esquina foi marcada pelo lançamento, em 1972, do disco homônimo, de Milton Nascimento e Lô Borges. A produção reúne participações de todos os envolvidos no movimento.

Tavinho Moura e Fernando Brant reúnem uma vasta lista de parcerias com Nascimento e esses sucessos não são esquecidos em seus shows. Na apresentação do disco “Conspiração dos Poetas”, Brant diz: “viver, além de perigoso, é muito bom. Todos os assuntos humanos nos interessam e falar deles em música é uma delícia”. Essa é a essência do álbum, que perpetua até hoje nos shows realizados pela dupla.

Ao fim das apresentações, os artistas participam de uma sessão de autógrafos. Na ocasião, Brant traz seu livro “Casa Aberta” e Tavinho lança “Pássaros Poemas – Aves na Pampulha”.

SERVIÇO
Tavinho Moura e Fernando Brant
Data: 
29, 19h
Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
Endereço: Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé. Zona Leste
tel. 2092-4570 e 2942-9952

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima
Data: 
30, 19h
Endereço: Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Próximo da Praça Benedito Calixto. Zona Oeste
tel. 3082-5023 e 3063-3064
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *