Sergio Reis faz show de lançamento do CD “Questão de Tempo” no Theatro NET Rio

“A gente (Tony Damito e Meire Cler) passava a noite ao lado da fogueira tocando sanfona e cantando. Um cafezinho e um bolo de fubá. Qualquer pessoa queria estar lá. Não precisava mais nada.” Esse é o resumo de felicidade para Sérgio Reis. E é o espírito que passou em seu primeiro disco de estúdio em 10 anos, “Questão de Tempo”, que lança agora.

A descrição se refere à música “Meu Lugar”, de autoria da dupla de amigos, gravada por Sérgio e que versa sobre “Um lugar abençoado/(…) Onde tudo é poesia”. O tema faz parte do verdadeiro resgate da música caipira, que narra a vida no campo. Mais que isso, compõe o que Sérgio quis trazer com o trabalho, “uma coisa leve, doce, pra cima”.

A simplicidade está em todas as frases de Sérgio Reis sobre “Questão de Tempo”. Está, claro, nas 11 faixas que montam o trabalho. Mas como é sabido em verso e prosa, simplicidade não é algo tão…simples…de se alcançar. Ao menos com a beleza depositada em canções que ora flertam com o romantismo, ora com temas engraçados e sempre com o cheiro de terra.

Sérgio Reis sabe bem disso. Não fez por menos. Em mais de 40 anos de carreira na música caipira, passou muitas noites à beira de fogueiras com parceiros lapidando esse talento.

Além de Tony Damito e Meire Cler, chamou um velho amigo, Moacir Franco, e juntos cantam deste “Questão de Tempo”, no momento mais romântico do trabalho. “Ele é um cantor excepcional, sou muito fã dele”, conta Da (realmente) jovem guarda da música sertaneja, recebeu a composição de Victor Chaves, da dupla Victor e Leo, “Fazenda Paraíso”, verdadeira ode às coisas da terra, que entoa sobre “pasto e boiada”: “De dia toco boi/De noite, viola”.

“Pedi pra ele algo que não precisava ser extraordinário, mas doce. Parece que ele escreveu a história dele, sabe? É um relato muito verdadeiro, de um menino que lutou tanto…E agora ele tem uma fazenda que pode chamar de paraíso”, fala Sérgio, com tom de padrinho (que é de fato).

O disco tem, claro, a graça e humor que marcaram a carreira do cantor. “Morena Faz de Conta”, que abre “Questão de Tempo”, tem acordeon, violão de 12 cordas, ritmo festeiro e desafio: “Morena faz suas contas/Se quer ser minha mulher”.

A pegada alto-astral do “molhar o bico” vem na igualmente alegre “Boteco da Esquina” e de forma mais escrachada em “Casei Porque Bebi”. “Quem não passou por essa situação, de ver a mulher no baile, achar que é a Luiza Brunet, e depois que passa o efeito ver quem é ela de verdade. O cara que só bebe pra não ver a cara da mulher”, diverte-se.

“Tetinha” trata também com humor do caipira que tem um compadre político e que espera que esse consiga dar um refresco em sua vida.

A temática recorrente, claro, é a vida no campo, bem retratada em “Choro de Saudade”, mas também há enaltação à fé, como em “Fã de Jesus”, onde pela simplicidade do protagonista Sérgio canta a ligação genuína entre homem e Criador.

Há também espaço para dançar ao som do acordeon em “Matuto” e “A Mala”, que fecha o disco. Melhor dizer que há espaço pra tudo. E em se tratando de Sérgio Reis, espaço de sobra pra música boa no país. Bem-vindo “Questão de Tempo”.

SERVIÇO
TRIO MADEIRA BRASIL
Data: 
19 de novembro
Horário: 19h e 21h30
Theatro Net Rio – Sala Tereza Rachel
Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana. (Shopping Cidade Copacabana).
Ingresso: R$ 120,00 (plateia) R$ 90,00 (balcão)
Direito à meia entrada: Menor ou igual à 21 anos, idosos com 60 anos ou mais, professor da rede pública, estudante, cliente Net (4 ingressos), cliente O Globo (2 ingressos), classe artística com DRT (1 ingresso), cliente Mais Pão de Açúcar, revista Básica (2 ingressos), cartão pré-pago do Metrô (2 ingressos), carteira da Amave (2 ingressos), apresentando a passagem da viação Itapemirim.
Classificação: 12 anos
Duração: 80 Minutos.
Capacidade do Teatro: 678 lugares.
Telefone do teatro: 21 2147 8060 / 2148 8060
Site: www.theatronetrio.com.br
Vendaswww.ingressorapido.com.br / consulte os pontos de vendas no site.
Horário de funcionamento da bilheteria: 10h. às 22h.
Formas de pagamento: Todos CC / CB
Acessibilidade

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *