Formandos do Curso Profissionalizante de Dança do CEFAR apresentam FormAção

FormAção’ é o nome do espetáculo de formatura dos alunos do Curso Profissionalizante de Dança do CEFAR, que ficará em cartaz de 22 a 24 de novembro, no Meia Ponta – Espaço Cultural Ambiente. A montagem é dividida em três blocos, com projeção de vídeos-dança, elaborados pelos próprios alunos.

Na primeira parte do espetáculo, ‘Estudo de improvisação sobre histórias embaralhadas’, os formandos resolvem encarar de frente o desafio da improvisação, enfrentando todos os riscos, desafios e prazeres desta prática coreográfica. Os bailarinos, que tiveram ampla formação em composição coreográfica e improvisação durante os três anos de curso, interagem com mesas e cadeiras e também objetos pessoais, escolhidos por eles como representantes de suas histórias ‘embaralhadas’.

Este trabalho possui coordenação da professora Marise Dinis, embora não apresente coreografia e nem trilha sonora definida. Marise costuma comparar a experiência da improvisação no palco como um passeio de montanha-russa. “Você já sabe que haverá loops intensos, ‘frios’ na barriga, mas também muita diversão. “Depois que a pessoa se dispõem a vivenciar essa experiência, não adianta ter medo. O mais importante é encarar o desafio e curtir o momento”, explica.

O segundo bloco, ‘Partes de Mim’, traz uma coletânea e colagem dos solos já apresentados pela turma ao longo de 2013. Assim como no primeiro bloco, também neste todo o figurino foi desenvolvido pelos bailarinos, assim como alguns aspectos técnicos da iluminação.

No terceiro bloco, os bailarinos apresentarão a coreografia ‘Mira-me’, sob direção de Aretha Maciel ex-aluna do CEFAR. A coreografia, que já foi apresentada em versão reduzida no espetáculo “CEFARCONCERTO” deste ano, se expande e ganha trilha sonora original pelas mãos talentosas dos alunos do Curso de Música do CEFAR.

O Curso Profissionalizante de Dança do CEFAR

“Com duração de três anos, o Curso Profissionalizante de Dança do CEFAR é um curso técnico, que prepara o aluno para ser um verdadeiro bailarino, desenvolver coreografias, enfim, estar em cena. Sendo parte integrante da Fundação Clóvis Salgado e usufruindo da estrutura do Palácio das Artes, nossos alunos têm uma grande oportunidade de inserção no meio artístico, até mesmo pelo contato com os professores, que são também artistas. Outro grande diferencial dos nossos cursos é a oportunidade de se apresentar em Teatros Profissionais, o que confere visibilidade ao trabalho por eles desenvolvido”, explica Joana Wanner, Coordenadora do Curso de Dança do CEFAR.

O Curso Profissionalizante de Dança do CEFAR se esforça em preparar o aluno tanto no âmbito teórico quanto prático, ofertando disciplinas que vão desde Anatomia, História da Dança, Apreciação Musical, Folclore e Metodologia de Ensino em Dança à Técnicas Clássicas e Contemporâneas de Dança, Repertório Clássico, Composição Coreográfica e Improvisação. Para ser aluno do Curso Profissionalizante de Dança do CEFAR é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou algum curso técnico ou profissionalizante.

SERVIÇO
“FormAção” – Espetáculo de formatura dos alunos do Curso Profissionalizante de Dança do Centro de Formação Artística- CEFAR
Data: 22, 23 e 24 de novembro de 2013
Horário: Às 20h30 (sexta-feira e sábado) e às 20h (domingo)
Local: Meia Ponta- Espaço Cultural Ambiente
Endereço: Rua Grão Pará, 185, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG
Entrada Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *