Festival Internacional Tango Brasil acontece no na Tenda CCBB na Praça dos Correios

Festival Internacional Tango Brasil, que acontece até 15 de dezembro na Tenda CCBB na Praça dos Correios, de sexta a domingo, traz novidades nesta segunda semana. Além dos shows do trio de Victor Biglione, começam nesta sexta-feira as Noites Dançantes Buenos Aires en Rio, que reproduzirão as milongas argentinas num clima de muita festa e dança.

Mostrando o lado dançante do tango, estas noites acontecerão às sextas, dias  15, 22 e 29 de novembro e 06 de dezembro, sob coordenação de Américo del Rio, pesquisador e promovedor de vários festivais de dança do gênero. Terão, ainda, participação especial de dançarinos brasileiros, franceses e argentinos e música eletrônica. Um convite para quem quiser se aventurar no salão.

A festa começa nesta sexta com “De Gardel a Piazzolla” como o tema da noite, interpretado pelos músicos Roberto Rutigliano (bateria), Chico Chagas (acordeom), Ronaldo Diamante (contrabaixo) e Tomás Improta (piano) No repertório, canções portenhas como El Dia que Me Quieras (Gardel e Lepera), Por Uma Cabeza (Gardel e Lepera), Sur(Troilo e Manzi), La Muerte del Angel e Oblivion (ambas de Astor Piazzolla). E os bailarinos André Sampaio e Alice Vasquez (foto) também mostrarão como se dança um belo tango, além de convidar o público para bailar.

No sábado e domingo, dias 16 e 17 de novembro, é a vez do power trio de Victor Biglione subir ao palco para mostrar ao público um lado mais ousado e instrumental do ritmo portenho, em diálogo com o jazz e outras tendências. Ao lado de Alex Rocha, no baixo, e Victor Bertrami, na bateria, o exímio guitarrista apresenta um pouco de suas influências da infância em San Telmo, onde nasceu, um dos mais importantes redutos da música em Buenos Aires. O show ainda destaca a proximidade entre o tango e o cancioneiro brasileiro, com sucessos nacionais revisitados numa versão mais “tangueada”.

O Festival já teve, na primeira semana, cantoras consagradas, como a argentina Soledad Villamil, e o público se surpreendeu com o talento das irmãs gaúchas Grazie Wirtti e Nina Wirtti.  Outra argentina, Cecilia Stanzione, e a brasileira Soraya Ravenle também estão na programação. O lado instrumental do gênero, por sua vez, será revisitado por músicos do quilate do pianista argentino Diego Schissi, considerado por críticos um dos sucessores de Astor Piazzolla, que será homenageado pelo trio brasileiro Harmonitango. Outro destaque é o lançamento do CD Tangos Hermanos, o quarto da carreira do LiberTango, importante grupo que se dedica ao gênero no Brasil.

Programação

  • 22/11, sexta – Noites Dançantes com música ao vivo – Buenos Aires en Rio: Tango jazz
  • 23 e 24/11 – sábado e domingo- Diego Schissi Quinteto
  • 29/11 – sexta – Noites Dançantes com música ao vivo – Buenos Aires en Rio: Tango Clássico
  • 30/11 e 01/12 – sábado e domingo – Harmonitango
  • 06/12 – sexta – Noites Dançantes com música ao vivo – Buenos Aires en Rio: Tango Milongueiro
  • 07 e 08/12 – sábado e domingo – Cecilia Stanzione e Matias Arriazu
  • 13 a 15/12 – sexta, sábado e domingo – LiberTango – lançamento do novo CD Tangos Hermanos.
  • No encerramento no domingo, o LiberTango convida Soraya Ravenle
SERVIÇO
Festival Internacional Tango Brasil
Período: 
de 08 de novembro a 15 de dezembro de 2013 – às sextas, sábados e domingos
Horário: 
21hs
Local: Tenda do CCBB na Praça dos Correios
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Preços: R$ 5,00 e R$ 10,00 na Bilheteria do CCBB
Classificação: Livre
Capacidade: 500 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *