Alunos do ensino público de Itu participam de oficinas de jogos e brinquedos de sucata

Inspirada na fábula atribuída a La Fontaine, poeta e fabulista francês, o projeto As Cigarras e as Formigas passa por Itu no dia 11, 12 e 13 de novembro levando oficinas que buscam trazer vida cultural e consciência ambiental para as crianças do ensino público da cidade. A iniciativa acontece na EMEF Convenção de Itu e trabalham com as crianças oficinas de brinquedos de sucata e também oficinas de jogos, estimulando a reciclagem de materiais e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

O projeto é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos contando com o apoio das prefeitura de Itu e patrocínio da Emicol. As oficinas de brinquedos de sucata serão ministradas para crianças focando a questão ambiental, onde, a partir da técnica de empapelamento, pintura e criação, os participantes serão estimulados a refletir sobre o desperdício e a reciclagem de materiais reutilizáveis.

A proposta das oficinas de brinquedos é quebrar a lógica de ‘objetos dados’ para nos tornarmos agentes ativos de uma relação com os objetos que estão à nossa disposição. “Uma ‘ex-garrafa d’água’ se transforma em um Material Potencialmente Transformável, em que pode se tornar tudo, menos lixo. O grande objetivo é instigar e capacitar as crianças para que visualizem e projetem de forma palpável, pensamentos, personagens e sentimentos, estando nesses uma possibilidade de transformação ligada à estética.”, explica Izabel Magnani, artista plástica responsável pelas oficinas.

Já as oficinas de jogos buscam levar às crianças o desenvolvimento de habilidades e aprimoramento da atenção, da memória e do pensamento estratégico, questionando a competição e indo além do vencer x perder. Nas oficinas de jogos os participantes têm a oportunidade de aprender jogos poucos conhecidos (Cadê?, Jogo da Joaninha, dos Ursinhos, ReckMec), ver versões personalizadas e de baixo custo de jogos clássicos(Jogo da Velha, Gamão, Torre de Hanói)além de vivenciar bons momentos de diversão e descontração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *