Sesc São José dos Campos realiza o Encontro Anual do Programa Mesa Brasil

No dia 13, quarta, às 9h30, o Sesc São José dos Campos realiza o Encontro Anual do Programa Mesa Brasil, evento que reúne empresas doadoras e instituições sociais atendidas pelo programa para apresentar as ações realizadas durante o ano e homenagear os parceiros doadores.

De janeiro a outubro, as 40 entidades sociais atendidas pelo Mesa receberam das 64 empresas parceiras como hipermercados, panificadoras e feirantes, 185 toneladas de alimentos que, por não terem valor comercial, seriam descartados, mas que foram aproveitados complementando assim a refeição de aproximadamente 4.300 pessoas.

Para o feirante Roberto Makoto doar para o Mesa Brasil representa uma ajuda significativa às pessoas que necessitam. Antes de se tornar um parceiro, o produtor descartava todas as hortaliças excedentes de sua plantação e barraca.  Makoto acredita que o combate à fome seria mais eficaz se outros produtores também aderissem à iniciativa.

Juliana de Azevedo, assistente social da instituição Integra-Avape afirma que as doações do Mesa proporcionaram uma melhora significativa no cardápio oferecido aos assistidos, diversificando a oferta de alimentos e enriquecendo o lanche distribuído na entidade.

A Integra-Avape repassa conhecimento aos usuários por meios da Oficina de Panificação, baseada nas oficinas promovidas pelo Sesc.

O conceito de aproveitamento integral é usado para conscientizar acerca da completa utilização dos alimentos, as várias formas de uso contribuindo assim na melhora da alimentação.

A atividade conta também com o lançamento de um vídeo gourmet com 11 receitas rápidas de aproveitamento integral de alimentos, com 1 minuto cada. O material foge dos formatos tradicionais de receitas. A proposta do projeto é mostrar com detalhes a beleza dos alimentos e o desenvolvimento dos pratos pelas mãos das cozinheiras de 9 instituições que participaram com suas receitas, bem como valorizar o trabalho de cada entidade.

O Encontro Anual do Mesa Brasil acontece no Solário do Sesc. Grátis. Recomendação etária livre.

Sobre o Programa Mesa Brasil Sesc

O Programa Mesa Brasil Sesc é uma ação social revestida pelo compromisso educativo fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos.

Como modelo de ação propositiva, o programa integra empresas, instituições sociais e voluntários com o objetivo de contribuir para diminuição do desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, além de promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas assistidas em instituições sociais.

É composto por duas ações. Na primeira, chamada de Colheita Urbana, o Sesc, com um serviço de transporte de alimentos, estabelece conexão entre empresas que doam alimentos e instituições sociais que, imediatamente, recebem essas doações.

Busca onde sobra, entrega onde falta. As instituições cadastradas no Programa utilizam os alimentos no preparo de refeições servidas às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Na segunda, desenvolve ações educativas com as empresas doadoras, instituições sociais e a comunidade, com o objetivo de orientar sobre práticas que possam garantir a qualidade dos alimentos, seu total aproveitamento, resultando na preparação de uma refeição balanceada, segura e saudável.

As ações promovem a autonomia das pessoas, semeiam a solidariedade e incentivam a interação e participação. Dessa maneira, todo o trabalho desenvolvido pelo Mesa Brasil se reveste pelo compromisso educativo e, portanto, transformador.

Atuando em São José dos Campos desde 2001, o Programa conta com as doações de 64 empresas da cidade e região arrecadando em média quatro toneladas de alimentos por semana, que são distribuídos para 40 instituições sociais presentes nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Monteiro Lobato.

SERVIÇO
Encontro Anual Mesa Brasil
Data: 13/11, quarta, às 9h30
Sesc São José dos Campos
Endereço: 
Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Local:
Solário do Sesc
Grátis
Recomendação livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *