Especial Consciência Negra movimenta o Sesc Piracicaba

Programação antecipa homenagem à data com encontros sobre literatura negra e capoeira, no sábado 16/11, às 16h. A entrada é gratuita.

Dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi estabelecido por meio da Lei 12.519/2011, pela presidente Dilma Roussef.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, fato descoberto na década de 70 e, desde então, celebrado por ativista de todo o país, com atividades que abrangem desde debate sobre racismo, até ações afirmativas de identidade e cultura afrodescendentes.

Em função de sua expressão histórica, o Dia da Consciência Negra representa um ícone de formação social e cultural que contribuiu no fortalecimento de ações para ampliação da cidadania.

Para marcar a data, o Sesc Piracicaba organiza, no próximo sábado, 16/11, a partir das 9h30, programação alusiva com lançamento de livro, aula aberta sobre Capoeira e o Encontro Brasil-África – Literatura Negra em Retratos & Crônicas, uma tarde com que visa provocar intercâmbio cultural e social.

Programação

Encontro Nacional de Capoeira Angola
Aula Aberta 
Noções básicas, gestual, movimentação e encenação do jogo. Com os mestres: Lua de Bobó, Limãozinho, Bigo, Cavaco e Zequinha.
16, sábado 9h30. Ginásio de Eventos. Livre para todos os públicos. Grátis.

Lançamento do Livro

Capoeira – Uma Herança Cultural Afro-Brasileira
Livro que retrata as origens sociais e culturais da capoeira. Por meio da análise das modalidades regional e de angola, as autoras Leticia Vidor de Souza Reis e Elizabeth Vidor se aprofundam no estudo dos movimentos e da linguagem corporal da capoeira de forma didática e direta.
16, sábado, 10h. Ginásio de Eventos. Livre para todos os públicos. Grátis. 

Encontro Brasil-África
O Encontro da  Literatura Negra em Retratos & Crônicas
Inauguração da Biblioteca Comunitária Ruth Guimarães Botelho, organizada pela Profª. Ms. Miriam Castro. Uma tarde de apresentações musicais, cinematográficas e literárias, que prestam homenagem à cultura negra no país. Lançamento do livro “O coelho conselheiro matreiro e outros contos que eu te conto”, da escritora angolana, Isabel Ferreira.
Apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Consulado de Angola em São Paulo, Casa da Cultura Hip Hop de Piracicaba, fotógrafa Mercedes Lorenzo e Grupo “É desse Jeito”.
16, sábado, das 12h às 18h. Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis.

SERVIÇO
Especial Consciência Negra
Quando: dia 16 de novembro, sábado, a partir das 9h30.
Sesc Piracicaba
Endereço
: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Confira datas, horários e locais das atividades na programação.
Entrada gratuita.
Acesse o portal – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *