Dose Certa leva o melhor do samba para o Santa Julia

Conhecido por seu estilo original de tocar o samba – sem perder a identidade, a credibilidade e o respeito ao ritmo -, o grupo Dose Certa se apresenta no próximo dia 16, às 14h, no Santa Julia, em São Paulo.

Com uma linguagem mais contemporânea, o grupo faz de sua música mais autêntica e até inconfundível, tornando seu trabalho reconhecido por grandes mestres do samba, como Beth Carvalho, Monarco, Almir Guineto e Moacyr Luz, entre outros, além de importantes jornalistas do cenário carnavalesco, como Chico Pinheiro e Abel Neto, da Rede Globo.

O repertório traz as mais diversas variações do gênero – partido alto, samba enredo, romântico, sincopado – mesclando canções de “Pra Sempre Samba”, como “No Compasso do Samba” (Moacir Luz e Sereno) – música que está na trilha sonora da novela Sangue Bom, da Tv Globo -, Sinhá Sinhá (Efison e Odibar), O Tombo Da Corrente (J. Petróleo e Nelson Papa), A Rosa e o Beija Flor (Milbé, Ivison Bezerra e Gerson da Banda – do Berço Do Samba de São Mateus), Peito Ferido (Wilson Sucena e Alemão do Cavaco), e clássicos como Palpite Infeliz (Noel Rosa), Mulheres (Toninho Geraes), O sol nascerá (Cartola e Elton Medeiros), Deixa a vida me levar (Serginho Meriti e Ery do Cáis), Preciso me encontrar (Candeia), Foi um rio que passou em minha vida (Paulinho da Viola), Timoneiro (Paulinho da Viola e Elton Medeiros), Casa de Bamba (Martinho da Vila), Coisinha do Pai (Jorge Aragão e Neoci), Canto de Ossanha (Badem Powell e P.C.Pinheiro), Insensato destino (Acyr Marques e Chiquinho) e Tia Eulália na Chiba(Ney lopes e Claudio Jorge), entre outras.

Formado por seis jovens sambistas – Alemão do Cavaco (arranjos e cavaquinho), Vitor da Candelária (percussão), J. Petróleo (voz e banjo), Fabio Luis (voz e repique), Vinicius Almeida (contrabaixo e violão) e Zé Paulo Sierra (voz), o Dose Certa já recebeu diversos prêmios importantes do Carnaval Brasileiro e tem se apresentado em casas de renome, como o Bar Brahma da AV. São João, o Bar Samba – reduto do gênero na Vila Madalena – e o Traço de União, ambos em São Paulo, além do Bom Sujeito, no Rio de Janeiro.

“No Compasso do Samba”, de Sereno e Moacyr Luz, sempre foi uma grande aposta do grupo, que no CD “Pra Sempre Samba” – gravado ao vivo no Teatro Fecap, em São Paulo, e distribuído pela Universal Music -, contou com a participação de Ivan Lins. O grupo foi procurado pela direção da novela pouco antes de ser pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira. Infelizmente, não foi desta vez que levou o Prêmio, mas já foi um grande começo para um grupo que, apesar dos mais de dez anos de estrada, está apenas começando a ser conhecido pela grande massa. Para a novela, a música “No Compasso do Samba” ganhou uma nova versão na voz de um de Fabio Luis e sem a participação de Ivan Lins.

Pra Sempre Samba é o segundo CD do grupo Dose Certa e traz participações especiais de grandes nomes da MPB, como Ivan Lins, Verônica Ferriani, Leci Brandão, Ana Costa, Pedro Miranda e Wanderley Monteiro, entre outros. O lançamento aconteceu em novembro de 2012, em duas sessões com lotação esgotada no Itaú Cultural, em São Paulo; e no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, com as participações especiais de Moacyr Luz e Ana Costa.

O primeiro CD, Brasileiro Guerreiro, lançado pela Obi Music, está esgotado.

O Grupo/ Nova Formação

O Grupo DOSE CERTA, desde a sua formação – em meados de 1990 -, faz questão de imprimir no samba tradicional a sua própria assinatura musical. Com uma linguagem mais contemporânea, o grupo faz de sua música mais autêntica e até inconfundível, tornando seu trabalho reconhecido por grandes mestres do samba, como Beth Carvalho, Monarco, Almir Guineto e Moacyr Luz, entre outros, além de importantes jornalistas do cenário carnavalesco, como Chico Pinheiro e Abel Neto, da Rede Globo.

Essa inovação – sem perder a identidade, a credibilidade e o respeito ao ritmo -, fez com que o DOSE CERTA  ganhasse destaque no showbizz brasileiro e rendeu ao grupo o convite para entrar na trilha musical da novela “Sangue Bom”, das 19h, na Rede Globo, com a música “No Compasso do Samba”, de Sereno e Moacyr Luz. “No Compasso do Samba”, gravada com a participação de Ivan Lins, ao vivo, no último disco do grupo “Pra Sempre Samba”, ganhou então uma nova roupagem no início de 2013, quando o DOSE CERTA passou por uma reformulação trocando um de seus vocalistas.

A voz de tom mais grave que o soar de um trovão, de J. Petróleo, bacharel em música popular e um dos finalistas do São Paulo Exposamba 2013, ganhou o reforço de Fabio Luis, nome conhecido no cenário paulistano. Fabio canta há cerca de vinte anos e já dividiu o palco com Arlindo Cruz, Sombrinha, Monarco, Almir Guineto e Jair Rodrigues, entre outros. O cantor carioca Zé Paulo Sierra, no início de 2013, assumiu o terceiro vocal do grupo. Zé Paulo iniciou sua carreira em 1988 no extinto Bloco Chupeta da Abolição. Foi o mais novo intérprete do grupo de acesso ao assumir o microfone principal da Unidos da Ponte, em 1997. Foi intérprete da Caprichosos de Pilares, da X-9 Paulistana e da Estação Primeira de Mangueira. Por problemas de saúde, chegou a ficar afastado dos microfones cerca de dois meses, mas se recuperou a tempo de defender o Carnaval de 2013 ao lado de Luizito e Ciganerey. Este ano, assume sozinho o primeiro microfone da Unidos do Viradouro.

A cozinha – simples para quem apenas vê e excepcional para quem ouve –, é conduzida pelo percussionista Vitor da Candelária, nascido e criado no Morro da Mangueira, que alia personalidade e ginga ao seu batuque. Além de trazer em seu currículo trabalhos ao lado de Doces Bárbaros, Jorge Benjor, Zeca Baleiro, Jacques Morelembaum, Nei Lopes, Fabiana Cozza e Maria Rita, entre outros, coleciona prêmios como o Estandarte de Ouro, o Tamborim de Ouro e Troféu “Plumas & Paetês”. Seu nome conta no Guinness Book desde 2011, à frente da maior bateria de escola de samba do mundo.

Nas cordas, mais precisamente no cavaquinho, Alemão Do Cavaco é quem dita as regras, músico que em 2012 assumiu as funções de Diretor de Harmonia e Diretor Musical da Estação Primeira de Mangueira, levando pelo segundo ano consecutivo o prêmio Estandarte de Ouro. Já acompanhou Alcione, Bezerra da Silva, Leci Brandão, Jair Rodrigues e Monarco, entre outros. Teve oito sambas-enredo emplacados na Escola de Samba Gaviões da Fiel, sendo três campeões. Foi vencedor, em 2002, no Grupo de Acesso com a Primeira da Aclimação. Em 2011, assinou o samba da X-9 Paulistana, que teve nota máxima. No mesmo ano, assinou o samba da Estação Primeira de Mangueira, que recebeu nota máxima e todos os prêmios mais requisitados no carnaval carioca.

Ao lado de Alemão, o violonista e arranjador Vinicius Almeida continua dando o tom da harmonia com toda a sua influência do jazz, da MPB e do samba da mais alta linhagem, como Bezerra da Silva, Agepê, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Gilberto Gil e Tom Jobim. Vinícius tocou com Leci Brandão e Neguinho da Beija-Flor, entre outros, e foi o primeiro músico a tocar baixo na avenida do samba pela Escola de Samba Unidos do Peruche, em 1996.

O Dose Certa participou recentemente de um capítulo da novela Sangue Bom, do programa Encontro com Fátima Bernardes, Vídeo Show e SPTV (Globo), Studio I (Globonews), do Primeiro Tempo (BandSports), Hoje em Dia (Record), foi matéria da primeira edição da Revista Samba, do O Estado do Rio de Janeiro, Jornal O Dia, Extra, O Globo, Guia da Folha de São Paulo, Folha On Line, Catraca Livre, Terra  , Blog Aquele Samba, entre outros.

Agenda

  • Dia 09/11, 14h e 21h, Bar Samba, (Rua Fidalga, 308, Vila Madalena, tel 11 3819-4619), SP
  • Dia 16/11, 13h, Santa Júlia (R. Gomes de Carvalho, 1705, Vila Olímpia, tel 11 3846-1452). SP
  • Dia 19/11, 22h30, Traço de União (Rua Claudio Soares, 73, Pinheiros, tel 11 3031-8065), SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *