Sesc Taubaté realiza as oficinas Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul

O Sesc Taubaté realiza aos sábados de novembro, das 14h às 17h, as oficinas Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul, que compõem a programação da exposição homônima instalada na unidade. Ministradas por Decio de Carvalho Junior, as oficinas retratarão diversas tradições, além da fauna e flora ribeirinha.

A tradição da cerâmica na Rua Imaculada remete ao hábito de armar presépios dos colonizadores e religiosos europeus. As lembranças dos figureiros indicam que a tradição têm ao menos duzentos anos. Próximo a esta rua passa o rio Itaim, provedor de argila para muitos figureiros, ainda que a maioria prefira ultimamente utilizar argila provinda de uma empresa extrativa.

Os figureiros retratam as tradições do interior paulista, mas também apontam as rejeições ou omissões: pouco se percebe de influência indígena e africana neste trabalho, assim discutir este aspecto e traduzi-lo na elaboração de objetos torna-se um norte nesta oficina que, além das atividades práticas, propõe uma leitura lúdica da identidade cultural.

Confira o calendário das oficinas:

Oficina Artesanal
Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul
Com Decio de Carvalho Junior
Dia 9 – Cultura Negra
Dia 16 – Cultura Indígena
Dia 23 – Cultura Portuguesa
Dia 30 – Cultura Rural
Das 14h às 17h. Grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *