Exposição no escuro voltada para o apreço sensorial da arte é atração no Jundiaí Shopping

Sentir a vida literalmente na ponta dos dedos é a proposta desta exposição nada convencional que tem abertura no Jundiaí Shopping às 19h00 do dia 7 de novembro. Com obras criadas especialmente para este evento, a mostra “Na Ponta dos Dedos” conta com toda a sensibilidade da artista plástica Tatiana Zylberberg e Vera Pinke e fica disponível para visitação gratuitamente do dia 8 de novembro até o dia 7 de dezembro sempre de quarta a domingo, das 14h às 20h. O projeto é realizado pela 3S projetos com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) em parceria com a ACEBEM (Associação dos Cegos do Bem) com o patrocínio da empresa AkzoNobel.

As autoras-artistas produziram 20 obras táteis buscando provocar nos visitantes outros modos de ver-compreender a realidade e fazer sentir-pensar sobre como estão lidando com a Vida. Basearam-se principalmente em ideias de Thomas Armstrong no livro a “Odisseia do desenvolvimento humano: navegando pelos 12 estágios da vida”, de Leonardo Boff em “O cuidado necessário” e de Maurice Merleau-Ponty em “Fenomenologia da Percepção”. A exposição tem uma ambientação sonora composta e interpretada por Fernando Bacelar e Aldenor Paiva, com poemas de Tatiana Zylberberg e entrevistas sobre a vida realizadas com pessoas de diversas idades-realidades.

No escuro, os visitantes de são convidados a fazer um percurso sensorial guiados pela equipe da ACEBEM, tendo a oportunidade de experimentar uma nova forma de se ver a arte, principalmente através do toque. As obras serão tocadas com as mãos, e complementadas com poesias narradas ou em braile. Temas emergentes como sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão serão a base desta montagem. Cabe ressaltar, que são os visitantes que determinam o tempo de exploração de cada obra.

“O propósito é ir além de querer mostrar como se vive uma pessoa com deficiência visual. A exposição assume a tarefa de questionar o quanto a visão (sentido norteador predominante em nosso cotidiano moderno para guiar nossas direções e escolhas) parece “nos educar” para não-ver. A partir do convívio no escuro e da experiência multissensorial, surge a possibilidade de reconhecer no Outro, tanto a diferença quanto a singularidade”, explica Tatiana. As obras produzidas pelas artistas nos instigam a aprender a alteridade, aprender a nos colocar no lugar do outro, não para comparar, mas para interagir.

O projeto também oferece agendamento para visitas de grupos ou escolas, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio (a partir dos 8 anos de idade),  universitários da rede pública e grupos particulares e de empresas ou demais interessados. Informação para agendamento de visitas escolares falar com Silvio Girotto através do telefone (11) 95023-9133.

SERVIÇO
Exposição Na Ponta dos Dedos
Abertura: 7 de novembro às 19h00
Visitação: de 8 de novembro a 5 de dezembro
Horário de visitação: de quarta a domingo, das 14h às 20h
Onde: Jundiaí Shopping
Endereço: Av 9 de julho, 3333 – Jundiaí
Mais informações: (11) 4588-4588
Evento gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *