Oi anuncia edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2013/2014

A Oi anuncia nesta quinta-feira, 31 de outubro, a abertura do edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2013/2014. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de dezembro, às 17h (horário de Brasília), por meio do site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br).  O programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais seguindo duas linhas distintas de seleção: uma nacional, contemplando iniciativas de todo o país, e outra voltada para a programação dos centros culturais do Oi Futuro, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no Brasil, e este edital é uma das principais fontes de apoio à cultura no país. A escolha dos projetos conta com a participação de uma banca de seleção independente, com especialistas nas diversas modalidades artísticas e de origem regional variada, e envolve também a participação de profissionais do Oi Futuro e da Oi.

“A Oi acredita no poder transformador da arte e se orgulha de ser uma das maiores patrocinadoras da cultura brasileira. Há dez anos, reafirmamos nosso compromisso com a cultura, selecionando anualmente projetos de todas as regiões do país nas mais variadas áreas artísticas, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional”, diz  José Augusto da Gama Figueira, Presidente do Oi Futuro.

Tecnologia integrada à cultura

O destaque desta edição é o foco em projetos que utilizem a tecnologia de forma inovadora, com a criação da categoria Mobile Art (arte feita para dispositivos móveis como celulares e tablets) e também a valorização de projetos que prevejam a produção de conteúdos digitais integrados, favorecendo a circulação da produção cultural brasileira e a democratização do acesso à cultura.

Podem se inscrever iniciativas das categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Dança, Artes Integradas (convergência de linguagens) e Música, além de Tecnologia e Novas Mídias (criação de jogos eletrônicos e aplicativos culturais) e, novidade no Edital deste ano, a categoria Mobile Art (produções artísticas e interativas à distância que se valem de dispositivos móveis como celulares, tablets e outros aparelhos com conexão sem fio).

O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida. Desde sua primeira edição do edital de patrocínios da Oi, a seleção é orientada para estimular novas linguagens artísticas, apoiando criações que promovam o cruzamento entre arte, ciência e tecnologia e a convergência de meios, e valorizar projetos mobilizadores de público e que fomentem a formação de plateias, dialogando especialmente com o público jovem.

Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados: fazendo história

A dimensão do patrocínio da Oi conjuntamente com Oi Futuro alcança eventos emblemáticos no país e também promove o fomento à cultura regional. Entre os patrocínios já realizados estão: Festival de Cinema do Rio, no Rio; FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), no Rio, São Paulo e Minas Gerais; Orquestra de Sopro de Pindoretama, no Ceará; Música Para Todos, no Piauí, Música no Parque, em Salvador, Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), no Pará; Cinema no Rio, para população das cidades que ficam nas margens do Rio São Francisco, em Minas; Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, além do Festival de Cinema de Gramado e do Anima Mundi, com edições no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Além disso, o edital seleciona projetos artísticos para se apresentarem nos três centros culturais do Oi Futuro (dois no Rio e um em Minas Gerais), que receberam em 2012 cerca de 240 mil visitantes. Entre as exposições realizadas este ano estão, por exemplo: Expo® Godard, Universo Bordallo Pinheiro e FILE, no Rio, e Fluxus e Videoarte 2013, em Belo Horizonte, além de projetos musicais como o Festival Novas Frequências e o Levada Oi Futuro, e de peças de teatro de sucesso como “Edukators” e “Cine Monstro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *