Oi Futuro apresenta o espetáculo FLUXORAMA, de Jô Bilac

Oi Futuro, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro apresentam o espetáculo “Fluxorama”, idealizado por Jô Bilac e Viniciús Arneiro, em parceria com as diretoras/atrizes Inez Viana e Rita Clemente. A estreia será no dia 31 de outubro, no Oi Futuro no Flamengo. A temporada segue até 15 de dezembro, de quinta-feira a domingo, para o público geral.

Três histórias distintas, que convergem para um único espetáculo, compõem o “Fluxorama”. A encenação é uma experiência inovadora entre Viniciús Arneiro, Inez Viana e Rita Clemente, que compartilham a direção do espetáculo e a cena, cada um dirigido pelo outro. “Para nós é uma nova forma de se relacionar com a criação, pois gera uma troca constante e horizontal dos pensamentos”, destaca Viniciús, que dirige Inez e é dirigido por Rita.

Há um ano Inez não atuava nos palcos. Seu trabalho mais recente foi na elogiada peça “A Mulher que Escreveu a Bíblia”. “O que me interessou no projeto foi a possibilidade de trocar com diretores que admiro há tanto tempo e a experiência de ser, ao mesmo tempo, dirigida pelo Viniciús e dirigir a Rita. Também por reencontrar os parceiros Jô, Diogo e Liliana” , ressalta Inez, que dirige Rita e é dirigida por Viniciús. Diogo Liberano é o codiretor e representa o quarto olhar, além dos três atores-diretores. “Ele nos acolhe de fora”, comenta Rita, que dirige Viniciús e é dirigida por Inez.

“O mais novo experimento cênico de Jô Bilac e Viniciús Arneiro reafirma a vocação do Oi Futuro de ser um espaço de produção do teatro contemporâneo, sempre abrindo espaço para pesquisa das linguagens cênicas”, diz Roberto Guimarães, Diretor de Cultura do Oi Futuro.

No primeiro solo, com direção de Inez Viana, Amanda (Rita Clemente) percebe-se surda e mantém sigilo sobre o seu estado. Com o passar dos dias, ela vai perdendo outros sentidos vitais, dando uma nova dimensão a seu cotidiano.

Com direção de Rita Clemente, no segundo solo, Luiz Guilherme (Viniciús Arneiro) encontra-se preso entre as ferragens, após um acidente de carro, e tenta manter-se consciente através de suas lembranças mais recentes.

Viniciús Arneiro dirige o terceiro solo, que tem atuação de Inez Viana no papel de Valquíria, que realiza o desafio de correr na São Silvestre, num processo de catarse de uma mulher que busca vencer seus limites.

Jô Bilac deu início a uma pesquisa sobre dramaturgia e performance em 2008. “Busquei uma forma pouco convencional, quase uma dramaturgia concreta. Três artistas subvertendo a ideia lógica de uma montagem, durante o processo de criação eles orquestram o que é estar dentro e fora ao mesmo tempo”, destaca o dramaturgo. O texto foi foco de análise em oficinas de dramaturgia ministradas por Jô em Recife, Petrolina, São Paulo, Acre, Florianópolis e Joinville, também em oficinas de leitura dramatizada ministradas por Viniciús Arneiro em Natal, João Pessoa e Campina Grande. Esses estudos geraram reflexões e leituras diversas, evidenciando o potencial comunicativo do texto.

O cenário do espetáculo foi elaborado pelo Estúdio Radiográfico, assim como a identidade visual do projeto, conferindo coerência estilística e ao mesmo tempo, atribuindo às três histórias uma conexão estética.

SERVIÇO
“FLUXORAMA”
Data: 31 de Outubro a 15 de Dezembro
Horários: Quinta a Domingo, às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas: na bilheteria e no www.ingressorapido.com.br
Local: Oi Futuro
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo.
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 63 lugares
Duração: 70 minutos
Gênero: Drama 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *