Maria Thalita de Paula lança seu primeiro CD de sambas ‘POR ENQUANTO’ no Teatro Municipal Café Pequeno

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 outubro, 2013 17:10

Maria Thalita de Paula lança seu primeiro CD de sambas ‘POR ENQUANTO’ no Teatro Municipal Café Pequeno

Maria Thalita de Paula faz parte de um seleto grupo de cantoras autorais que vêm se destacando no cenário musical carioca. Sua música tem as bases fincadas no estilo mais tradicional do samba. Filha do contrabaixista Zé Maurício, um dos parceiros mais duradouros de Leci Brandão, viu o samba rondar sua vida desde pequena.

Nas onze faixas que compõem o seu primeiro CD ‘Por Enquanto’, que sai pela Bolacha Discos, Maria Thalita imprime sua marca, apresentando músicas de sua autoria com o parceiro Zé Maurício. As exceções são ‘Hoje vim’ com João Vargas; a faixa-título ‘Por Enquanto’ com João Faria e Zé Maurício; ‘Hino das trepadeiras’ com Zé Maurício e Renana Lessa; e ‘Deixa pra lá’ de Paulinho Cavalcante e Paulo Bruce, a única faixa que não tem sua assinatura. O CD tem a participação especial de Ruy Faria (MPB4) em ‘Por enquanto’ e conta com um time de primeira como Camilo Mariano na Bateria, Misael da Hora nos teclados, João Faria no baixo, Victor Neto no sopro, entre outros.

O disco é produzido por Zé Maurício que também assina os arranjos que foram criados a partir de um estudo que ele desenvolveu sobre “música popular carioca”. Com ritmos e inspirações essencialmente cariocas, passa por samba choro, samba, samba exaltação, partido alto, bossa nova etc. E é assim que a voz leve e clara de Maria Thalita passeia por ‘Redundância’, música feita através de uma discussão de bate-papo, e a cadência de ‘Surdo de Marcação’ (Maria Thalita de Paula e Zé Maurício), com a mesma naturalidade com que debocha no partido alto em ‘Tá Tranquilo pro Boi’ (Maria Thalita de Paula e Zé Maurício), encerrando com o carnavalesco ‘Hino das Trepadeiras’ (Maria Thalita de Paula, Renana Lessa e Zé Maurício), um grito de guerra feminino em nome da folia, que pertence ao bloco de carnaval fundado por ela.

‘Por Enquanto’ traz em suas composições o amor, suas tristezas e alegrias, como as maiores fontes de inspiração. – “Eu vivi todos os sentimentos escritos nas minhas composições. Está tudo ali”. “Cartola é minha maior inspiração. Sempre amei suas letras e músicas e por isso, acho que escrevo hoje meus sentimentos” – diz Maria Thalita.

Show de lançamento

O roteiro do show que acontece dia 31 de outubro no Teatro Municipal Café Pequeno, segue essa dinâmica, contando sua história em fases, usando ainda elementos cênicos, tendo como trunfo uma cantora que começou a carreira como atriz. No roteiro estão outras canções que falam de amor como ‘A mais bonita’, de Chico Buarque, ‘Brigas nunca mais’, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, uma música do Cartola quase desconhecida, ‘Que sejas bem feliz’, e as músicas do CD como ‘Surdo de Marcação’, ‘Redundância’, ‘Tá Tranquilo pro Boi’, ‘Por Enquanto’, e outras que compõem o disco.

O show tem direção artística e colaboração no roteiro do ator, diretor e autor João Rodrigo Ostrower. Maria Thailia estará acompanhada no palco de Zé Maurício (direção musical e violão), Victor Neto (sopro), Leandro Vasques (baixo), Camila Dias (piano), Magno Cortes (bateria), Pedro Monteiro (Cavaco) e Daniel Félix (percussão).

‘Por Enquanto’ foi gravado, mixado e masterizado por César Delano, nos estúdios da Warner Chappell – RJ. O CD sai pela Bolacha Discos.

SERVIÇO
Maria Thalita de Paula – lançamento do CD ‘Por Enquanto’
Data: 31 de outubro, às 20h
Local: Teatro Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon
Tel.: 2294-4480
Ingressos: 40,00
Bilheteria: quarta a domingo, das 16h até o inicio da apresentação
Duração: 60 minutos
Classificação: 18 anos
Capacidade: 80 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 outubro, 2013 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook