Lixo é tema de filme e debate no Sesc Piracicaba, com exibição de “Trashed” estrelado por Jeremy Irons

Hoje, terça 29 de outubro, às 19h, o Sesc Piracicaba e a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental exibem o filme “Trashed” e propõem debate acerca da questão do descarte e a poluição. A entrada é gratuita.

Sesc Piracicaba-2-Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental-Trashed-PROMO-29OUTUBRO2013-01 Sesc Piracicaba-2-Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental-Trashed-PROMO-29OUTUBRO2013-02

Produzido no Reino Unido em 2012, e estrelado pelo premiado ator Jeremy Irons, o filme nos leva a refletir sobre os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

O filme aborda questões como reciclagem, contaminação de solo por lixões, usinas de incineração de lixo e uma série de outros pontos muito presentes no Brasil neste momento, em que estamos no processo de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2012, debatendo e planejando processos e formas de lidar com nossos resíduos e rejeitos.

Após a exibição do filme, haverá debate com a presença de Adriana Maria Nolasco (Doutora em Engenharia Ambiental, atualmente é professora da USP, com tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Gerenciamento de Resíduos Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos florestais e valorização de resíduo) e Rizpah Besen (Doutora em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP com experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Consumo sustentável, e Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental, cooperativas de catadores, indicadores de sustentabilidade, gestão compartilhada de resíduos sólidos e coleta seletiva).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo em média por dia. No País, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui. Em 27,7% das cidades o lixo vai para os aterros sanitários e em 22,5% delas, para os aterros controlados, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE).

O evento encerra a itinerância da 2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, uma realização da ONG Ecofalante no Sesc,com apresentação da Mondelēz e patrocínio do Instituto Votorantim e White Martins. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.

SERVIÇO

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e Sesc Piracicaba exibem “Trashed”
19h – Trashed (Trashed – No Place for Waste)
REI, 2012, cor, 97’ Dir: Candida Brady
Após o término do filme será realizado um debate com Adriana Maria Nolasco e Rizpah Besen.

Data: 29/10/2013 – terça-feira | Horário: 19h
Local: Sesc Piracicaba – Teatro
Endereço: Endereço – Rua Ipiranga, 155 – Centro
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Ingressos: Entrada Gratuita.
Informações para o público: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *