Ivald Granato e o grafiteiro Toz discutem Artes Plásticas e Futebol, no CCBB

Em 2010, um time de peso das artes plásticas foi convocado para pôr na tela os lances do futebol, na exposição que levou o nome de Os Onze – Futebol-Arte: África 2010 X Brasil 2014. Na seleção de craques dos pincéis estavam José Roberto Aguilar, Cláudio Tozzi, Antonio Peticov, Jô Soares e Zélio.

Para discutir a dobradinha artes plástica e futebol, o Centro Cultural Banco do Brasil convidou o curador da exposição Os Onze, Ivald Granato, e o grafiteiro Toz, para mais um debate do projeto Futebol.BR – O Futebol no Brasil, que será realizado no dia 30 de outubro.  A mediação é do escritor, jornalista e cronista Xico Sá.

O projeto tem por objetivo provocar uma ampla discussão sobre a influência do futebol na cultura brasileira e nas artes: música, cinema, literatura, artes plásticas, cartum etc. Os debates do ciclo acontecem mensalmente, em geral na última quarta-feira de cada mês, e estão reunindo intelectuais e artistas. Entre os nomes escalados para os próximos encontros estão a historiadora Mary del Priore, a ex-atleta e comentarista esportiva Milene Rodrigues e os jornalistas André Rizek e Renato Maurício Prado.

Ivald Granato é fluminense, de Campos. Até 1966 viveu em sua cidade natal, onde começou a desenhar desde muito cedo, sob influência dos pintores cubistas. Nesse ano, inicia seus estudos com Robert Newman e, no ano seguinte, ingressa na Escola de Belas Artes da UFRJ. Artista polêmico e provocador utiliza, além da pintura, a performance como meio de expressão. Realizou numerosas exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, Japão, América Central e América do Sul, das quais destacam-se: Bienal Internacional de São Paulo de 1979, 1981, 1985, 1989 e 1991; 1ª Bienal de Havana (Cuba), em 1984; 4ª Bienal Ibero-Americana de Arte, no México, em 1984; My Name Is Not, na Document-Art Gallery, Buenos Aires, em 2011; Biennial of Europian and Latin American Contemporary Art, no Porto (Portugal), em 2012. Granato recebeu vários prêmios entre eles o de Melhor Ilustrador do Ano, da Editora Abril, e o Prêmio Aquisição na 1ª Trienal de Osaka, Japão, ambos em 1990, e oPrêmio Jabuti de Melhor Capa de Livro, em 1993.

Tomaz Viana, o Toz, é grafiteiro e artista plástico, um dos promissores talentos da arte contemporânea carioca. Criança nos anos 1980, Toz é de uma geração que colecionou bonecos Falcon e Playmobil. Baiano, veio para o Rio ainda adolescente e acabou inventando uma família de personagens com tinta spray, misturando criações de seu mundo particular, influenciadas pela profusão de cores da Baixa do Sapateiro de sua infância, a referências quase universais do grafite, como a animação e os mangás japoneses. Suas últimas exposições individuais foram Vendedor de Alegria, realizada na Galeria Movimento, no Rio, em 2012, e Salão de Arte, na Hebraica, São Paulo, em 2011.

O debate Futebol nas Artes Plásticas terá duração de duas horas e as senhas devem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início do encontro. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site WWW.bb.com.br/cultura

SERVIÇO
FUTEBOL. BR – O Futebol no Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Mediação: Xico Sá
Data: 30 Outubro
Horário: Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Teatro 1
Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro
tel.: (21) 3808-2020

O FUTEBOL NAS ARTES PLÁSTICAS
Ivald Granato e Toz
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *