Carte Blanche do Festival de Cinema de Locarno 2014 destaca o cinema brasileiro

Carte Blanche do Festival de Cinema de Locarno 2014-PROMO PHOTOS-24OUTUBRO2013-01O Festival Internacional de Cinema de Locarno anunciou, nesta segunda-feira, 21, em evento da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que a quarta edição da Carte Blanche será dedicada a produções brasileiras.

Em parceria com o Programa Cinema do Brasil, o Festival de Locarno vai selecionar de cinco a sete filmes em pós-produção para a seção Carte Blanche da edição de 2014, onde os produtores brasileiros escolhidos apresentarão seus projetos aos profissionais da indústria cinematográfica. Com a finalidade de facilitar a pós-produção e a venda, os filmes em desenvolvimento serão exibidos a distribuidores, agentes de venda, programadores de festivais e organizações de fomento ao cinema, presentes nos dias dedicados à Indústria no festival, entre 9 e 11 de agosto de 2014. Um júri composto por profissionais irá escolher o melhor filme que receberá um prêmio no valor de 10’000 CHF (cerca de US$ 11 mil) para auxílio na finalização.

“A importância da Carte Blanche está, entre outros fatores, em criar oportunidades para que os filmes de uma região sejam divulgados ainda no processo de finalização. Encontrar um agente de vendas ainda nesse estágio, por exemplo, é muito importante não só por aumentar as possibilidades de conseguir recursos para pós-produção, mas também para aumentar a visibilidade internacional do filme em festivais e mercados fora do país”, diz André Sturm, presidente do programa Cinema do Brasil.

A Carte Blanche, criada em 2011 como parte das atividades destinadas à indústria dentro do Festival, tem o objetivo de apresentar uma seleção de filmes em pós–produção de determinada região. As edições anteriores foram dedicadas à Colômbia, México e Chile. A iniciativa tem o patrocínio da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC) do Ministério das Relações Exteriores (FDFA).

O Festival Internacional de Cinema de Locarno e o Programa Cinema do Brasil abrirão as inscrições no primeiro semestre de 2014 e os filmes escolhidos serão anunciados em julho. A 67ª edição do Festival de Cinema de Locarno acontecerá de 6 a 16 de Agosto de 2014.

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *