Sesc São José dos Campos exibe nesta quarta (23) “O Gasoduto”, filme que narra o maior confronto cultural da Irlanda moderna

Na quarta-feira, dia 23, às 19h30, o Sesc São José dos Campos exibe o filme O Gasoduto, que narra um dos maiores conflitos sociais da Irlanda. O filme integra a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O longa conta a história da pequena comunidade de Rossport, que enfrentou o poder da Shell e do Estado Irlandês. A descoberta de gás nessa remota vila costeira levou ao confronto de culturas mais dramático da Irlanda moderna.

Sesc São José dos Campos-O Gasoduto-Official Poster Banner PROMO-21OUTUBRO2013-01 Sesc São José dos Campos-O Gasoduto-Official Poster Banner PROMO-21OUTUBRO2013-02

Os direitos dos agricultores sobre seus campos e de pescadores sobre suas zonas de pesca entraram em conflito direto com uma das empresas de petróleo mais poderosas do mundo. Quando os cidadãos procuraram pelo Estado para proteger seus direitos, descobriram que o governo concedeu à Shell o direito de colocar um duto sob suas terras.

A partir da experiência pessoal de três personagens principais no auge da tensão local, O Gasoduto é a história de uma comunidade tragicamente dividida, da perspectiva de um gasoduto que pode trazer prosperidade econômica ou destruir um modo de vida compartilhado por gerações.

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental 

Apresentada pela Mondeléz Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, criada em 2012, tem o objetivo de chamar a atenção da população para questões de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. A Mostra, em parceria com o Sesc, apresenta sua segunda itinerância no estado de São Paulo.

O objetivo principal é trazer ao público filmes nacionais e internacionais que somem qualidade cinematográfica e análise de questões ambientais, bem como democratizar cada vez mais à população o acesso às discussões propostas pelos filmes.

A programação deste ano foi organizada com base em sete eixos temáticos: Água, Cidades, Contaminação, Economia, Globalização, Mobilização e Povos e Lugares, de modo a destacar as principais questões ambientais que vêm sendo tratadas pelo cinema contemporâneo, permitindo assim um diálogo enriquecedor entre esses filmes. Complementa a programação a Mostra Infanto-Juvenil, fruto da preocupação com esse público e do compromisso com a educação, voltada para alunos das redes municipais e estaduais de ensino.

A realização da 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental só é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura – ProAC do Governo do Estado de São Paulo, através do qual patrocina o projeto a Mondeléz Brasil. Apóiam o projeto o Instituto Votorantin, White Martins e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A realização é do Sesc e Ecofalante.

O  fica na . Mais informações pelo telefone

SERVIÇO

Cinema e Vídeo – “Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental”
O Gasoduto
The Pipe | Dir. Risteard Ó Domhnaill | Irlanda | 2010 | 83 min. | DVD
Data: 23/03/2013 – Quarta-feira | Horário: 19h30.
Local: Auditória Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Entrada gratuita
Informações para o público: 12.3904.2000.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *