“RUA MARIA ANTÔNIA – A INCRÍVEL BATALHA DOS ESTUDANTES”, de Vera Egito será distribuído pela EUROPA FILMES

A Paranoid Filmes, dos sócios Heitor Dhalia e Tatiana Quintella, acaba de assinar contrato com a Europa Filmes, de Wilson Feitosa, para distribuição de seu mais novo longa-metragem, RUA MARIA ANTÔNIA – A INCRÍVEL BATALHA DOS ESTUDANTES, dirigido por Vera Egito. Ainda em fase de captação, a produção nacional tem filmagens previstas para o segundo semestre de 2014. No elenco, já estão confirmados Débora Bloch, José de Abreu, Laura Neiva e Caco Ciocler.

O longa retratará os conflitos entre estudantes, durante a ditadura militar, nessa rua que é ícone da região central da cidade de São Paulo.

“O evento serviu de inspiração para contar a história do Leon, um estudante de filosofia de 18 anos. É a partir do olhar dele que acompanhamos a batalha entre os estudantes e todas as questões ideológicas e comportamentais que explodiam naquele momento”, conta Vera Egito.

RUA MARIA ANTÔNIA – A INCRÍVEL BATALHA DOS ESTUDANTES-PROMO PHOTO-17OUTUBRO2013

A Rua Maria Antônia ganhou notoriedade na história do País após o confronto que envolveu jovens da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nesse período, as instituições eram vizinhas e o tumulto se iniciou por um pedágio cobrado na via pelos alunos da USP, o qual não tinha a aprovação dos alunos do Mackenzie. O regime militar estava em sua escalada para o fim das liberdades individuais, que se concretizou dois meses após o conflito, com o Ato Institucional nº 5. Na escola de filosofia estava organizado o movimento estudantil de esquerda de São Paulo. Na universidade Mackenzie, alunos com treinamento paramilitar mantinham o CCC (Comando de Caça aos Comunistas). As tensões entre os dois grupos culminaram em um conflito armado no dia 3 de outubro de 1968. Pedras, paus, bombas, incêndio, coquetéis-molotovs e armas: uma batalha urbana. Um jovem de 15 anos foi morto e a escola de filosofia ocupada pelos militares.

RUA MARIA ANTÔNIA – A INCRÍVEL BATALHA DOS ESTUDANTES será produzido pela Paranoid Filmes, com produção executiva de Tatiana Quintella. Além da direção, Vera Egito assina também o roteiro do filme. Esse será o segundo longa da produtora, que estreia nos cinemas no próximo dia 18 de outubro com Serra Pelada, de Heitor Dhalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *