CEDOC, da Fundação Romi, recebe a exposição ‘De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil’

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 16 outubro, 2013 17:10

CEDOC, da Fundação Romi, recebe a exposição ‘De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil’

A união entre as culturas brasileira e italiana através da poesia é o ponto de partida da exposição “De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil”, que será realizada no Centro de Documentação Histórica (CEDOC), da Fundação Romi, em Santa Bárbara d´Oeste, entre os dias 17 de outubro e 17 de novembro. A mostra reúne a história e a produção literária de dois grandes escritores, o italiano Giuseppe Ungaretti (1888-1970) e brasileiro Haroldo de Campos (1929-2003). A entrada é gratuita.

Além da exposição, o CEDOC também receberá as palestras “Acervo Haroldo de Campos: Características e Particularidades”, no dia 17 de outubro, às 13h30, com Rhaile Escaleira, bibliotecária da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo.  Já no dia 08 de novembro, a coordenadora do Centro de Referência Haroldo de Campos ministra a palestra “Do livro lido ao livro à mostra”, às 13h30.

Mostra

Com curadoria de Francesca Cricelli, a primeira parte da exposição apresenta a obra de Ungaretti, que esteve no Brasil entre os anos 1937 e 1942, período em que deu aulas na Universidade de São Paulo (USP), onde conseguiu aprofundar seus conhecimentos sobre o Barroco, estilo artístico que surgiu na Itália entre o final do século 16 e meados do século 18 e depois se difundiu para outros países, inclusive para o Brasil, cujo artista expoente foi Aleijadinho. No seu período no Brasil, Ungaretti apaixonou-se pelas obras de Aleijadinho, traduziu a poesia brasileira e ainda pode conviver com grandes nomes da arte brasileira, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Murilo Mendes e o próprio Haroldo de Campos. No final da década de 1960, Giuseppe Ungaretti retornou ao Brasil e lançou o libreto Dialoghi.

Já a segunda parte da mostra é dedicada às transcrições dantescas de Haroldo de Campos dos Cantos do Paraíso da Divina Comédia, escrita em meados do século XIV por Dante Alighieri. Na sua obra, Haroldo contextualiza a viagem de Dante ao Paraíso, que representa a iniciação do autor como poeta e, também, seu caminho à redenção.

A mostra itinerante “De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil” é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

A Fundação Romi, através do CEDOC, faz parte do SISEM-SP, que promove ações gratuitas em todo o Estado de São Paulo ao longo do ano. “As atividades têm como objetivo qualificar, aperfeiçoar e valorizar as organizações e os acervos museológicos paulistas. Essa parceria propicia para a região de Santa Bárbara o acesso ao conhecimento técnico, além de contribuir para o processo de conscientização sobre a preservação do patrimônio”, explica a coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza.

O CEDOC da Fundação Romi está localizado na Avenida Monte Castelo, 1095, no Jardim Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. O horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de 17 de outubro a 17 de novembro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 3499-1555. Para participar das palestras, basta enviar um e-mail de inscrição para ssouza@fundacaoromi.org.br ou sisem@sp.gov.br.

A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Poiesis e a Casa das Rosas.

SERVIÇO
“Acervo Haroldo de Campos: características e particularidades” – Por Rhaile Escaleira
Data: 17 de outubro, quinta-feira
Horário: das 13h30 às 15h30
Detalhamento da catalogação com ênfase nas características e o tratamento técnico aplicado ao acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos.
Rhaile Escaleira é bibliotecária da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. 

“Do livro lido ao livro à mostra” – Por Simone Homem de Mello
Data: 08 de novembro, sexta-feira
Horário: das 13h30 às 15h30

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 16 outubro, 2013 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook