Concerto em tributo a Franz Schubert no Teatro Positivo

Em homenagem a um dos maiores compositores do século XIX – quem marcou a passagem do estilo clássico para o romântico e produziu mais de 600 canções, óperas, sinfonias, sonatas –, a Universidade Positivo oferece neste domingo, dia 13 de outubro, um concerto dedicado a Franz Schubert. A apresentação fica a encargo do Quinteto com Piano, composto por Luiz Guilherme Pozzi, no piano; Winston Ramalho, no violino; Leila Tascheck, na viola; Samuel Pessati, no violoncelo; Martinho Lutero Klemann, no contrabaixo. No espetáculo será apresentada uma das grandes obras de Schubert, a canção Die Forelle ­–  A Truta.

Realizado desde 2005, o projeto Domingo no Câmpus é uma série de música erudita de câmara promovida pela Coordenadoria de Cultura da Universidade Positivo e oferece, aos domingos pela manhã, concertos musicais a preço acessível à população e exposições didáticas sobre as obras apresentadas. As apresentações acontecem no Teatro Positivo – Pequeno Auditório.

Um pouco sobre Die Forelle, A truta

Conta-se que certa vez Franz Schubert, em uma de suas idas a cidade austríaca de Steyr, foi apresentado ao violoncelista Sylvester Paumgartner, quem propôs e encomendou ao compositor a criação de uma obra de câmera com violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano. O resultado se tornou um clássico da música de câmera, Die Forelle [A truta]. A obra que só viria a ser publicada em 1829 – um ano após o falecimento de Schubert –, provavelmente estreou na casa de Paumgartner. Nessa ocasião o compositor estava com 22 anos.

O título foi concebido em razão ao quarto movimento, o Andantino, um tema com variações. O assunto foi inspirado em uma canção que escrevera em 1817, a qual contava a história de uma truta que nadava despreocupada e alegremente no rio quando foi fisgada pelo anzol de um pescador.

Um pouco sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo nasceu da experiência de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados e oferece 52 cursos de Graduação (29 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 23 Cursos Superiores de Tecnologia), dois programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

SERVIÇO
Domingo no Câmpus com Quinteto com Piano
Data: 13 de outubro de 2013
Horário: 11h
Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *