Moura Lacerda marca presença na exposição itinerante da SOS Mata Atlântica em Ribeirão Preto

Dando continuidade ao apoio às ações em prol do meio ambiente, o Centro Universitário Moura Lacerda marcou presença na exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui: Exposição Itinerante do Cidadão Atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica. A representação foi realizada com a participação do professor e coordenador da pós-graduação em Engenharia Ambiental, Osvaldo Rodrigues Lopes que ministrou a palestra ‘Mudanças Climáticas e Tempo Geológico’ na última sexta (27/9). O evento aconteceu de 20 a 27 de setembro no Parque Ecológico Maurílio Biagi.

Em forma de bate-papo, o profissional apresentou os principais métodos de determinação da idade da Terra e as escalas de tempo para diferentes fenômenos naturais, desde ciclos de duração extremamente longa (formação de continentes) até processos de duração extremamente curta (como tsunamis e terremotos). Neste sentido, os variados tipos de rochas são as únicas fontes de informações disponíveis pois guardam os registros das mudanças climáticas no planeta. Outro destaque ficou por conta dos grandes eventos de transformação ambiental já ocorridos na Terra, que determinaram os parâmetros para divisão da tabela do tempo geológico. Esses episódios marcam, por exemplo, a extinção ou origem de espécies.

Lopes esclareceu ainda as mais variadas mudanças no meio ambiente, a partir das ações humanas e a consequência que isso pode ter. “O papel do homem é insignificante quando comparado com as grandes mudanças ambientais ao longo das eras geológicas. No entanto suas atividades podem comprometer as condições ambientais para sua permanência na Terra”, conclui.

Para saber mais sobre o projeto acesse http://www.sosma.org.br/projeto/a-mata-atlantica-e-aqui-exposicao-itinerante-do-cidadao-atuante/

Outras atividades em apoio ao meio ambiente: www.mouralacerda.edu.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *