Cine Teatro do Museu Imperial recebe evento “Giuseppe Verdi – Paradigma do Século XIX”

Em homenagem ao bicentenário do músico italiano Giuseppe Verdi, o poeta Gerson Valle irá apresentar no Cine Teatro do Museu Imperial/Ibram a palestra “Giuseppe Verdi – Paradigma do Século XIX”. O evento será realizado no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 19h, com participação do Coro Municipal de Petrópolis, regido pelo maestro Paulo Afonso, apresentando obras de Verdi.

Giuseppe Verdi, nascido em Roncole a 10 de outubro de 1813, é considerado o maior músico italiano do século XIX. Compôs óperas famosas como “Otello”, “La Traviata”, “Rigoletto” e “Aída”, muitas delas inspiradas pelo patriotismo. “Os Lombardos na Primeira Cruzada”, por exemplo, surgiu como incentivo à luta contra a ocupação dos austríacos em toda parte lombarda da Itália e “Joana d’Arc” lembrava aos italianos a luta dos franceses contra a ocupação inglesa no século XIV. O compositor teve um papel fundamental para a história da Itália como país unificado, que até 1861 era apenas um aglomerado de estados independentes e na formação de um sentimento de italianidade durante a unificação.

Gerson Valle, membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Poesia, pretende nesta palestra abordar a importância dos valores da vida e do músico para o século XIX.

SERVIÇO
“Giuseppe Verdi – Paradigma do Século XIX”
Local: Cine Teatro do Museu Imperial
Data: 10 de outubro, quinta-feira, às 19h
Entrada gratuita

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *