Kátya Teixeira e Luiz Salgado gravam o DVD ‘2Mares’

Propondo uma diferenciada viagem sonora entre Brasil e Portugal, Kátya Teixeira e Luiz Salgado sobem ao palco do Teatro do SESI Goiânia para a gravação do DVD ‘2Mares’.

A escolha do cerrado para sediar o evento tem motivos especiais. Kátya Teixeira vem desenvolvendo amplo trabalho de pesquisa e parceria com artistas locais e Luiz Salgado é nascido na região.

O ‘2mares’ reúne músicas inéditas de autoria dos dois músicos e revisita canções populares, apresentadas com novos arranjos. Há, por exemplo, a releitura de ‘As sete mulheres do Minho’, um tema tradicional português musicado por Zeca Afonso, em que elucida Maria da Fonte, uma camponesa dos idos de 1800 na região do Minho, em Portugal, que muito se assemelha a revolucionária Santa Dica de Goiás.

“Com este trabalho, desejamos traçar uma espécie de rota das tradições musicais luso-brasileiras, estreitando os laços poéticos e sonoros que nos une”, explica o cantor mineiro, Luiz Salgado.

“É importante que haja espaço para o novo, mas sem que se perca a origem e a força das tradições populares seja por meio das folias e reisados, romances, ladainhas, fandangos ao som dos pandeiros, adufes, tambores, gaitas, violas, rabecas e vocais, mas também pela poesia requintada e sentida que somente a estrutura da língua portuguesa permite”, avalia a cantora paulista Kátya Teixeira, que possui uma extensa trajetória de pesquisa e difusão da cultura popular.

Outro ponto de destaque do DVD virá dos timbres dos instrumentos musicais que Kátya Teixeira e Luiz Salgado levarão ao espetáculo: violão, violão requinto, rabeca, viola caipira, viola de cocho e percussão. Toda essa magia de sons e ritmos será registrada pelas lentes de Ney Couteiro e Luiz Augusto, da Varandais Produções Artísticas.

SERVIÇO
Gravação do DVD ‘2Mares’, de Kátya Teixeira e Luiz Salgado
Data: 
1 de outubro de 2013
Horário: 
20 horas
Teatro do SESI Goiânia
Endereço:
Av. João Leite, 1.013 – Setor Santa Genoveva – Goiânia – GO
Informações: cd2mares@gmail.com
http://www.youtube.com/cd2mares
http://www.facebook.com/doismares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *