Circuito Syngenta de Viola Instrumental é atração em Jataí

Causos, música de viola e muita prosa. Aquele gostinho de encontro do interior é o que o Circuito Syngenta de Viola Instrumental vai proporcionar para o público de Jataí no dia 4 de outubro. Esta é a segunda edição do circuito, que conta com o mestre na arte do “fazer”, do “tocar” e do “contar”, o artesão e violeiro Levi Ramiro sobe ao palco no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia, a partir das 20h00. A entrada é gratuita. O ilustre convidado da noite é Marcos Mesquita, compositor e violeiro que canta com alegria e compromisso a terra, a arte e, a cultura caipira ao lado com seu filho Vitor Mesquita. Juntos, os músicos fazem do show uma aconchegante prosa descontraída regada à música de qualidade.

O Circuito é uma iniciativa da Syngenta e recebe apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. A proposta é valorizar a música regionalista e a cultura da viola instrumental, difundindo suas vertentes e dando ao público a oportunidade de assistir a espetáculos que remetem à sua própria identidade.  “Para nós da Syngenta é uma satisfação poder compartilhar com a população de Varginha um momento de valorização da cultura, especialmente da música da nossa terra”, destaca Amarildo Ament, Gerente de Fábrica da Syngenta.

Jataí é a sétima cidade a receber a 2ª edição do Circuito Syngenta de Viola Instrumental que começou na cidade de Itápolis em agosto do ano passado. Na edição anterior o circuito passou por cidades como: Vitória (ES), Paulínia (SP), São Paulo (SP), Uberlândia (MG) Campo Grande (MS), Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS), sempre reunindo grandes nomes do gênero, a convite de Levi Ramiro. Para esta apresentação o violeiro de longa data presenteará o público com clássicos da viola como Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira) e Malandrinho (Tião Carreiro), além de suas próprias composições: Barroquinha e Vaquejada.

“Em Jataí apresentaremos um show de viola mostrando suas diversas faces, um espetáculo informal com causos e curiosidades do universo caipira e da viola”, conta Levi Ramiro. O formato mescla música e prosa, com Ramiro como anfitrião, fazendo a “ponte” entre os violeiros e a platéia, através de “causos” e histórias pitorescas envolvendo a música regionalista de raiz. “Acredito que a música feita com a viola é o grande movimento musical do Brasil atual, que mesmo paralelo à grande mídia, no fundo sem grandes pretensões, preserva a viola tradicional respeitando sua história rural brasileira e usa seu verdadeiro sotaque pra construir a música atual”, complementa o violeiro.

Mais informações sobre o circuito podem ser obtidas através do site http://www.circuitosyngentadeviola.com.br.

SERVIÇO
Circuito Syngenta de Viola Instrumental – Jataí
Data: Sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Horário: 20h00
OndeCentro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia
Endereço: Avenida 31 de Maio, nº 730, Setor Epaminondas – Jataí
Entrada gratuita (por ordem de chegada)
Mais informações: (64) 3632-5020

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *