Sesc Ipiranga apresenta temporada de performance de Samira Br

A performer Samira Br abre temporada com a apresentação multimídia “Eu nasci aqui”, no auditório do Sesc Ipiranga. A estreia acontece dia 04 de outubro, sexta-feira, às 21:30 horas.

Transitando entre as linguagens da fotografia, vídeo e instalação, a artista Samira Br apresenta Eu nasci aqui, uma performance multimídia inédita a partir de vivências na casa onde nasceu na década de 1970, demolida recentemente. A partir de pedaços da casa, como portas e janelas que compõem a cenografia do espetáculo, e fragmentos visuais, fotos e videos produzidos pela artista, o trabalho propõe ressignificar o tempo e a memória sobre o espaço vivido e as fases da vida.

As apresentações integram o programa de Corpo e Mídia, promovido pelo Sesc, trazendo a utilização de tecnologias inovadoras integradas à ação performática da artista, como o videomapping no cenário e o uso do dispositivo Kinect, um sensor desenvolvido para games, capaz de captar os movimentos da performer e gerar imagens a partir deles.

Neste ambiente cenográfico construído a partir da projeção de imagens e sons ao vivo, a artista faz um mapa de suas memórias e texturas da casa original, alternando cenas dramáticas e conversas com o público, culminando em uma body art na qual cobre de lama todo seu corpo.Assim, Samira Br busca suscitar a possibilidade das transformações, do fluxo das lembranças, do surgimento de personas femininas e das fases que marcam a mulher, desde o seu nascimento à morte.

O trabalho parte essencialmente da ideia de corpo-instalação, numa tentativa de disparar inputs e experiências de subversão do tempo e da história, criando novos entendimentos para a vida. O material audiovisual gerado traz a perspectiva do corpo feminino imerso nesse ambiente, de ficção e realidade autobiográficas.

Proveniente das artes cênicas, com trânsito nas experiências multimídia, Samira Br fez parte do grupo Ka, do encenador Renato Cohen, de 1998 até 2003, e desde então atua fortemente na criação de trabalhos onde a perfomance é o lugar propício para suas experimentações e cruzamentos de linguagem, sejam cênicas ou visuais.

Professora de performance do curso de graduação de Artes do Corpo da PUC/SP desde 2002 e sócia-fundadora da primeira associação de performance no país, a Associação Brasil Performance, criada em 2010, Samira Br impulsiona a arte da performance em vários níveis, não somente como artista. Já se apresentou em diversos festivais e mostras, viradas culturais e também no exterior, tendo participado do RIAP 2010 (Encontro internacional de Arte Performance) em Quebéc e da residência artística Het Poortgebouw, em Rotterdam. Em 2014 lança pela Editora Annablume o livro de sua autoria KA – a sombra da alma. Xamanismo e performance no espetáculo de Renato Cohen. Atualmente prepara-se para levar o seu trabalho Eu Nasci Aqui para uma nova residência artística na Cidade do México, dentro do Projeto Promptus Brasil-México em 2014.

SERVIÇO
“Eu nasci aqui”, performance multimídia de Samira Br
Projeto Corpo e Mídia: estética do pós-humano do Sesc Ipiranga
Estreia: 04 de outubro de 2013, sexta feira, às 21:30h
Temporada: Às sextas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 de outubro de 2013, às 21:30.
Local: Auditório do Sesc Ipiranga
Endereço: R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Duração: 40 minutos
Classificação etária: 16 anos
Informações: (11) 3340-2000
Produção: Espaço Líquido Audiovisual / www.espacoliquido.com.br
Acesso para pessoas com necessidades especiais

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *