Espetáculo Cacilda !!! estreia em Outubro no Teatro Oficina

No dia 3 de Outubro estreia no Teatro Oficina o espetáculo Cacilda !!! e faz temporada no local até 10 de Novembro.

A Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona estreia, no Teatro Oficina,  CACILDA!!!, dirigida por Zé Celso (codireção de Catherine Hirsch e Marcelo Drummond), e com patrocínio da Petrobras. O novo musical brasileiro que põe em cena a vida de Cacilda Becker em dois atos: nos primeiros anos de sua atuação no Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC, a partir de 1949 e em 68, quando Cacilda assume a secretaria do Conselho Estadual de Teatro e vai para as ruas defender todos os teatros da censura que vigorava nos anos de chumbo da ditadura militar.

O primeiro ato traz o 4º Centenário de São Paulo, quando a “capital do capital” recebia da burguesia quatrocentona, da aristocracia rural e dos industriais de origem italiana sua primeira infraestrutura cultural contemporânea: Pavilhão da Bienal, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna e o Ibirapuera. Com o TBC e a Vera Cruz o Brasil dava o primeiro grande salto para a indústria do cinema e do teatro Brasileiros. Na segunda parte da montagem os evoés das ruas de 68 invadem a cena e exigem de Cacilda e das personagens posição artística e política diante de uma revolução que seria cortada com o Ato Institucional nº 5, de dezembro daquele ano.

CACILDA!!! é a terceira peça da série teatral escrita por Zé Celso no início da década de 90. CACILDA! estreou em 1998 e narra a infância e o coma da atriz. CACILDA!!, traz os primeiros anos da vida da atriz vagando por Companhias cariocas, estreou em 2009.

A dramaturgia de “CACILDA!!!” mistura a biografia de Cacilda Becker, “personagem atriz”, às histórias e personagens dos enredos que ela interpretava, fazendo da obra viva da atriz metáfora para o que o Oficina Uzyna Uzona tem a dizer hoje. Assim, entram na montagem os textos de peças como A Mulher do Próximo, de Abílio Pereira de Almeida, que inaugurou o TBC, Nick Bar, de William Saroyan, A Noite da Iguana de Tenessee Williams e Antígona, de Sófocles. O labirinto dessa dramaturgia desemboca, aqui e agora, numa geração de futuros atores, atrizes, diretores, estudiosos de Teat(r)o Brazyleiro, que Cacilda forma através da sua vida-arte ecoante.

Cacilda Becker é vivida em cena pelas atrizes Camila Mota e Sylvia Prado, em diferentes momentos de sua vida. Outras personagens dessa novela são Dr. Franco Zampari (Zé Celso), criador do TBC e da Vera Cruz, Walmor Chagas (Marcelo Drummond), Madalena Nicol (Letícia Coura), Adolfo Celi (Roderick Himeros), Abílio Alfredo (Acauã Sol), Nydia Lícia (Carolina Castanho e Danielle Rosa) e outras, vividas pelo Coro de quase 60 atuadores, entre atores/atrizes, músicos, videomakers, camareiros e técnicos.

SERVIÇO
Cacilda !!!
Teatro Oficina
Endereço: Rua Jaceguaí, 520 – Bixiga – São Paulo – SP
Tel: (11) 2122-4070
Temporada: 03 de outubro a 10 de novembro de 2013
Horário: Reestreia na quinta-feira às 19h | Sábado e domingo 18h
Gênero: Ópera
Preço: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *