Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura a exposição León Ferrari – Lembranças de Meu Pai

León Ferrari (1920-2013) nasceu em Buenos Aires, Argentina e viveu no Brasil entre 1976 e 1984. A exposição León Ferrari – Lembranças de Meu Pai, com curadoria de Carmen Aranha e Evandro Nicolau, apresenta 57 obras do artista produzidas na época em que residiu em São Paulo. Os trabalhos de Ferrari – desenhos, esculturas e pinturas – exploram temáticas diversas, materiais e materialidades numa configuração própria da linguagem artística visual. Espírito combativo e resistente, o artista investiu contra as diversas formas de repressão à liberdade, posicionando seu trabalho – de forma crítica e irônica – frente à alienação da sociedade contemporânea.

Com o tempo, suas obras foram ganhando contornos críticos intensos, sobretudo buscando profanar, desconstruir e desordenar preceitos políticos e religiosos. Elementos erótico-poéticos presentes nas séries de trabalhos denunciavam a realidade nas suas faces mais dramáticas.  Com o golpe militar na Argentina, em 1976, e as crescentes ameaças à sua família, León Ferrari veio para o Brasil passando a experimentar novos meios de fazer arte, desde desenhar com materiais convencionais, como nanquim, grafite, crayon, canetas esferográficas, tinteiro e carimbo até utilizar modos de impressão em heliografia, serigrafia, fotocópia, microficha, videotexto e offset.

Nessa busca de novas linguagens, Ferrari retomou questões realizadas nos anos de 1960. Lembranças de Meu Pai, de 1977, obra que dá título à exposição, é uma escultura em arame em que quatro vértices de um paralelepípedo situado verticalmente segregam fios lineares de aço inox, soldados em prata. Essas linhas acumulam-se em verticais e diagonais, obedecendo a uma construção geometrizada. Uma luz projetada de sua base percorre a escultura nos seus interstícios situando, talvez, os vestígios dos cálculos que o artista fez para as igrejas que seu pai, arquiteto, idealizou.

SERVIÇO
León Ferrari – Lembranças de Meu Pai
Curadoria: Carmen Aranha e Evandro Nicolau
Abertura: 28 de setembro, a partir das 11 horas
Funcionamento: Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local: MAC USP Nova Sede
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone: 11 2648.0254
Entrada gratuita
www.mac.usp.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *