Banda Sinfônica do Estado recebe jovem solista premiado em concerto gratuito no Teatro do Sesi

O próximo concerto da Banda Sinfônica do Estado, corpo artístico da Secretaria de Estado da Cultura, vai promover um encontro de gerações. Depois de vencer o concurso Jovens Solistas, realizado pela Emesp entre os músicos da Banda Sinfônica Jovem, o flautista Jean Arthur Medeiros, 21 anos, será o solista convidado do concerto deste mês da série “Pra Ver a Banda Tocar!”. A apresentação acontece na próxima quarta-feira (25), ao meio-dia, no Teatro do Sesi.

Estimular o contato entre os músicos profissionais e alunos em processo de formação é fundamental para o processo de desenvolvimento pedagógico e uma das diretrizes dos programas de formação desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Cultura.  “Essa é uma oportunidade única. Uma experiência que nenhum professor pode ensinar em sala de aula”, destaca o maestro Marcos Sadao Shirakawa, regente titular da Banda Sinfônica do Estado.

Filho do meio de uma família de musicistas, Medeiros começou seu estudos aos 12 anos e aos 18 ingressou no curso de flauta transversa do Conservatório de Tatuí. Formou-se em 2012, quando participou da seleção para bolsistas dos grupos jovens da Emesp. Foi aprovado em dois dos grupos semiprofissionais, mas escolheu a Banda Jovem por ter um interesse específico nesse tipo de formação.

Na apresentação da próxima quarta-feira, o flautista vai apresentar a peça “Concertino Op. 107”, da compositora e pianista francesa Cécile Chaminade. “Solar à frente da Banda Sinfônica do Estado é um sonho realizado”, comemora Medeiros.

O concerto terá ainda a participação da Banda Municipal de Mogi das Cruzes, que participa da Canja Sinfônica em “Appalachian Legacy”, de Robert Sheldon.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do País tendo, em 1997, conquistado reconhecimento internacional ao participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está registrada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e está sob a gestão da Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Marcos Sadao Shirakawa

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários festivais de música no Brasil, como Campos do Jordão, Tatuí e Prados, além de Argentina e Áustria.

Estudou regência com o maestro Carlos Moreno e, em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo entre 2000 a 2009.

Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

SERVIÇO
Banda Sinfônica 
Regência: Marcos Sadao Shirakawa
Data: Quarta-feira (25/09), às 12h, no SESI Paulista
Endereço: Avenida Paulista, 1313, São Paulo – SP
Tel. (11) 3146-7406
Capacidade: 456 lugares
Entrada gratuita, com retirada de ingresso no local

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *