Ruy Castro e José Roberto Torero discutem Futebol na Literatura, no CCBB

O futebol nunca rendeu um grande romance, mas foi tema de contos, como Abril no Rio, de Rubem Fonseca; de poemas, escritos por poetas da estatura de Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, e crônicas esportivas, como as do dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues. Para discutir o futebol e sua inserção na literatura, o CCBB convidou José Roberto Torero e Ruy Castro para mais um debate do projeto Futebol.BR – O Futebol no Brasil, que acontece no dia 25 de setembro, a partir das 18h30.

O projeto tem por objetivo provocar uma ampla discussão sobre a influência do futebol na cultura brasileira e nas artes: música, cinema, literatura, artes plásticas, cartum etc. Os debates do ciclo acontecem mensalmente, em geral na última quarta-feira de cada mês, e estão reunindo intelectuais e artistas, sempre com mediação do escritor e jornalista Xico Sá. Entre os nomes escalados para os próximos encontros estão o artista plástico Ivald Granato e o grafiteiro Toz; a historiadora Mary Del Priore e a jogadora Milene Rodrigues; os jornalistas esportivos André Rizek e Renato Maurício Prado (confira a programação dos próximo debates ao final do release).

José Roberto Torero é formado em Letras e Jornalismo pela USP. Cursou cinema na ECA-USP e pós-graduação em roteiro. Publicou 30 livros, entre eles O Chalaça (Prêmio Jabuti, 1995, romance), Pequenos Amores (Prêmio Jabuti, 2002, contos) e Papis et Circenses (Prêmio Paraná de Literatura, contos, 2012). Também escreve livros para crianças, como Uma História de Futebol e Chapeuzinhos Coloridos. Foi colunista da Folha de S.Paulo de 1998 a 2012. É roteirista de cinema e tevê, onde escreveu o programa Retrato Falado (2000-2008) e a série FDP (exibido em 2012 na HBO, prêmio APCA de série brasileira). Dirigiu seis curtas-metragens e o longa Como Fazer um Filme de Amor.

Ruy Castro é escritor, autor de, entre muitos outros, Chega de Saudade (1990, sobre a Bossa Nova), O Anjo Pornográfico” (1992, sobre Nelson Rodrigues), Estrela Solitária (1995, sobre Garrincha), Ela É Carioca (1999, sobre Ipanema), Carmen — Uma Biografia (2005, sobre Carmen Miranda) e O Vermelho e o Negro (2012, sobre o Flamengo). É também jornalista, com vasta passagem pela imprensa carioca e paulistana. É colunista da pág. 2 da Folha de S. Paulo, escrevendo às segundas, quartas, sextas e sábados.

O debate Futebol na Literatura terá duração de duas horas e as senhas devem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início do encontro. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site WWW.bb.com.br/cultura

SERVIÇO
FUTEBOL. BR – O Futebol no Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Mediação: Xico Sá
Data: 25 SETEMBRO
Horário: Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Teatro 1
Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro
tel.: (21) 3808-2020
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *