Festival Brasil Vocal 2013 anuncia os finalistas, que se apresentarão em outubro no CCBB Rio

Já foram selecionados os finalistas do festival Brasil Vocal 2013, cuja premiação acontece em outubro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro: são seis novos grupos vocais e nove arranjos originais e inéditos de música brasileira para grupos vocais a capela.

Após um período de inscrições gratuitas para participantes de qualquer lugar do Brasil, sem limite de idade, o juri escolheu os grupos vocais 3 em Ponto, Combovox, Quartin, Quina, Seis Canta e Zanzibar – todos oriundos do Rio de Janeiro, exceto o Seis Canta, que é de São Paulo.

Dentre os nove arranjos escolhidos, seis concorrerão aos prêmios habituais do concurso: Alain Pierre Ribeiro de Magalhães, com “Disparada”; Anna Coelho, com “Borandá”; Augusto Pires Ordine, com “Candeeiro Encantado”; David Marcio Barbosa Reis, com “Sal da Terra”; Ivan Carlos Moreira Fonseca, com “Morena do Mar”; e Luis Eduardo Macedo Louro, com “A Voz do Morro”. David Reis é de Brasília e os demais, do Rio de Janeiro.

Três arranjos irão disputar o Prêmio Especial, com peças de canções do poeta e compositor Vinicius de Moraes, que em 2013 completaria 100 anos de nascimento: Eliza Lacerda Von Kruger, com “Gente Humilde”; Ricardo Henrique de Souza Moraes, com “Regra Três”; e Tauan Pim Fonseca, com “Chora Coração”. Os três finalistas do Prêmio Especial são do Rio de Janeiro.

Os novos grupos vocais foram selecionados através da audição de gravações enviadas e os arranjos, por meio da análise das partituras das obras inscritas. Para preservar a imparcialidade, o júri não teve acesso aos nomes dos grupos e dos autores dos arranjos antes da escolha dos finalistas. As comissões julgadoras são formada por maestros, intérpretes e professores de música ligados à prática vocal, de notória capacitação.

A premiação acontecerá em outubro, quando os grupos vocais finalistas irão se apresentar ao vivo; para mostrar os arranjos, será arregimentado um grupo vocal especialmente para a ocasião. Os espetáculos serão abertos ao público, que também terá voto na escolha dos três ganhadores de cada concurso, além do vencedor do Prêmio Especial Vinicius de Moraes.

AGENDA

DIAS 05 E 06 DE OUTUBRO, ÀS 17H

“Festivalzinho” – mostra de grupos vocais com trabalhos especialmente dedicados ao público infanto-juvenil:

  • 05/10, sábado –  BeBossa Kids
  • 06/10, domingo – Coral Infantil, Coral Juvenil São Vicente a Cappella e Meninas Cantoras do São Vicente

DIAS 09, 10 E 11 DE OUTUBRO, ÀS 20h30H

Mostra de grupos vocais brasileiros, com shows que reunirão consagrados grupos vocais convidados e vencedores da edição anterior:

  • 09/10, quarta-feira – Quarteto em Cy, com abertura do grupo Ordinarius (RJ), 2º lugar/2012
  • 10/10, quinta-feira – Boca Livre, com abertura do Laugi Banda Vocal (DF), 1º lugar/2012
  • 11/10, sexta-feira – MPB4, com abertura do grupo MP7 (BA), 3º lugar/2012

DIA 12 DE OUTUBRO, SÁBADO, ÀS 20:30H:

Apresentação dos arranjos finalistas e apuração:

  • Os arranjos finalistas foram feitos para as seguintes músicas: “A Voz do Morro”, de Zé Keti; “Borandá”, de Edu Lobo; “Candeeiro Encantado”, de Lenine e Paulo César Pinheiro; “Chora Coração”, de Tom e Vinícius; “Disparada”, de Geraldo Vandré; “Gente Humilde”, de Vinícius, Chico Buarque e Garoto; “Morena do Mar”, de Dorival Caymmi; “Regra Três”, de Vinícius e Toquinho; e “Sal da Terra”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos.

DIA 13 DE OUTUBRO, DOMINGO, ÀS 20:30H:

Apresentação dos grupos finalistas e divulgação dos grupos e arranjadores premiados:

  • Participação especial do grupo vocal Gó Gó Boys
  • Os grupos finalistas são: 3 em Ponto, Combovox, Quartin, Quina, Seis Canta e Zanzibar
  • Será lançado um álbum com as partituras dos 12 arranjos finalistas da segunda edição do concurso, que terá distribuição gratuita.
SERVIÇO
Local dos eventos: Tenda montada na praça do Centro Cultural dos Correios, ao lado do CCBB
Capacidade: 600 pessoas
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Carlos Belém
Preço dos ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia entrada para estudantes e idosos) – Cheque, dinheiro e cartão
Venda de ingressos: Bilheteria do CCBB a partir da segunda-feira da semana anterior – Rua Primeiro de Março 66, Centro – Tel.: (21) 3808-2020
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *