Dezoito cidades do Estado de SP recebem a Mostra Sesc de Teatro de Rua, que reúne 22 peças de grupos do Brasil e Exterior

Entre os dias 20 e 29 de setembro, as ruas de 18 cidades do Estado (Capital, Grande São Paulo e Interior) abrigam diferentes manifestações artísticas nesta edição da Mostra Sesc de Teatro de Rua. Vinte e dois espetáculos de dezenove companhias nacionais e duas internacionais traçam um panorama da diversidade do gênero, com seus estilos e características singulares de interação com os espaços públicos. São 68 sessões e 10 atividades formativas, envolvendo mais de 180 profissionais. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

A Mostra envolve uma curadoria compartilhada com as unidades da Capital e Interior. São 17 curadores, sob a coordenação de Armando Fernandes, assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo para a área de Teatro. Estão no projeto as cidades de Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Franco da Rocha Santos, Cubatão, Itanhaém, São Vicente, São Caetano, Diadema, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. Na Capital, os espetáculos serão apresentados em praças e ruas das imediações das unidades Vila Mariana, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Carmo e Itaquera.

A abertura acontece na Capital, dia 20 de setembro, sexta-feira, às 20h30 no Parque da Independência, no Ipiranga, com a estreia do novo espetáculo dos mineiros do Grupo GalpãoOs Gigantes da Montanha,sob a direção de Gabriel Villela.

Entre os destaques da programação no Interior estão: Luiz Lua Gonzaga, do Grupo Magiluth (de Pernambuco), em Diadema (dia 28) e em Cubatão (dia 29); Fiesta, do Teatro Due Mundi (da Itália), emSorocaba (dia 26), Bauru (dia 28) e Campinas (dia 29); e Flor de Macambira, do grupo Ser Tão Teatro (PB), em Diadema (dia 21), Campinas (dia 25), Taubaté (dia 26),  Catanduva (dia 28) e Birigui (dia 29).

Para o diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a intenção de levar a arte para a rua dialoga diretamente com a política de democratização do acesso à cultura tão preciosa à instituição”. Miranda considera imprescindível aproximar o público que transita pelas ruas e praças dessa arte que é verdadeiramente urbana e contemporânea.

A linha curatorial coletiva garantiu uma pesquisa ampla com qualidade, representatividade e variedade na programação. Três eixos conduziram a seleção: diversidade de técnicas, representação regional das companhias e variedade de formatos. “A configuração promove a variedade de olhares. Foram compartilhados os repertórios pessoais de 17 profissionais. Esta experiência é muito rica e contribui para uma pesquisa ampliada. Como os curadores são de várias cidades, este processo compartilhado de curadoria também fortalece o vínculo da rede Sesc como um todo”, afirma Armando Fernandes, coordenador da Mostra e assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP.

Um dos pontos primordiais da edição é a multiplicidade de relações que as companhias desenvolvem com o espaço público. “Existem grupos que trabalham na tradição do gênero de espetáculos de rua. Algumas atrações dialogam com o contemporâneo e o performático, com intervenções no espaço urbano. O resultado da abrangência é um mosaico de diferentes poéticas dos espetáculos”, completa Armando Fernandes.

Além das montagens adultas e infantis, a Mostra oferece uma grade de atividades formativas, com oficinas, debates, vivências e encontros. Armando Fernandes enfatiza: “A intenção é aproximar o público dos espetáculos, em uma espécie de desconstrução que objetiva revelar os procedimentos criativos de cada trabalho. É uma maneira de fomentar a discussão e trazer reflexões sobre as diversas possibilidades de expressão teatral.”

PROGRAMAÇÃO – SESC TAUBATÉ

Seis Estados representam o Brasil nesta edição da Mostra Sesc de Teatro de RuaCeará, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O Sesc Taubaté realiza a Mostra no período de 26 a 29 de setembro. Confira a programação:

Flor de Macambira
Com Cia Ser Tão Teatro (PB)
Dia 26/9. Quinta, às 16h. Praça Dom Epaminondas – Centro

Atividade Formativa – Folguedos Energéticos
Com Grupo Ser Tão Teatro (PB)
Dia 26/9. Quinta, das 19h30 às 21h30. Local: Sesc Taubaté.
Inscrições na Central de Atendimento. Vagas Limitadas.

Um Fusca Em Cons(C)erto
Com Cia Rodamoinho (SP)
Dia 27/9. Sexta, às 16h. Praça Dom Epaminondas – Centro

O Teatro de Caixa
Com Rudinei Morales (RS)
Dia 29/9. Domingo, às 11h. Local: Sesc Taubaté.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *