Bailarinas da APB se apresentam em festival internacional de dança irlandesa

A escola de dança Adriana Paula Balé (APB), única escola de Ribeirão Preto que oferece aulas de dança irlandesa, participará de diversas atividades promovidas pelo Festival Celta Brasil, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de setembro, em Campinas-SP. Bailarinas da APB apresentarão a coreografia Irish Session, que vem acumulando prêmios em festivais de Ribeirão Preto e região.

Criada por Fernanda Faez, a Irish Session é interpretada por nove bailarinas e será apresentada na Mostra Celta Brasil, dia 27/9, às 20h30, no Teatro Municipal de Campinas. A coreografia foi apresentada pela primeira vez no espetáculo de fim de ano da escola, em dezembro de 2012, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, que em três dias de espetáculo reuniu um público de 1.500 pessoas. Em abril deste ano, foi a vez do Theatro Pedro II receber a obra coreográfica. A partir daí, diversos palcos de Ribeirão e região apresentaram a premiada coreografia.

Adriana Marques, diretora da APB, Daniela Audino, professora de dança, e as bailarinas do nível avançado participarão das apresentações, workshops e exames oficiais da modalidade. As apresentações serão comentadas por examinadores internacionais.

As bailarinas Ana Luiza Yosetake, Andressa Schiavon, Victória Carvalho e Giovanna Alves, que participou recentemente do curso de verão na escola de dança russa Perm Opera Ballet Theatre, prestarão os dois primeiros graus dos exames oficiais An Coimisium le Rinci Gaelacha, que é reconhecido internacionalmente e define o padrão de qualidade do dançarino na modalidade.

Daniela, que já conquistou os dois primeiros graus no ano passado, explica que a avaliação vai até o 12º grau e que cada aluno pode prestar até três graus de uma só vez. “Este ano vou prestar o 3º e 4º grau da dança irlandesa”, diz Daniela, que recebe preparação da coreógrafa Fernanda Faez. Cada etapa tem um programa específico que é estabelecido internacionalmente, o que consiste na apresentação de duas coreografias por grau.

“A APB está se especializando em dança irlandesa. As duas coreografias [Irish Concert e Irish Session] que criamos, em parceria com a professora Fernanda Faez, têm se destacado nos festivais de dança e conquistado muitos prêmios”, explica Adriana Marques.

Festival Celta Brasil

O Festival Celta Brasil, nasceu em 2002, como uma mostra de dança irlandesa, com o objetivo de estimular o crescimento, quantitativo e qualitativo da modalidade. Desde então, veio crescendo, ampliando suas atividades e envolvendo cada vez mais profissionais, estudantes e público amante da cultura irlandesa. Hoje, o Festival Celta Brasil, destaca-se como um festival internacional, que faz a ponte com a dança irlandesa institucionalizada. Estão incluídas nas atividades do festival: workshops com profissionais brasileiros e estrangeiros, apresentações de grupos profissionais e amadores, exames oficiais “An Coimisium le Rinci Gaelacha”, palestras e exposições.

SERVIÇO
Mostra Celta Brasil
Data: 27 de setembro
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
Endereço: Praça Correa de Lemos s/n, Vila Industrial, Campinas-SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *