SISEM-SP e o Museu do Café levam exposição “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural” para Ribeirão Preto

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceria com o Museu do Café, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura, itinera para a cidade de Ribeirão Preto (SP) a exposição“Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”. A mostra fica em cartaz no Museu Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos” até dia 3 de outubro, com entrada gratuita.

As antigas fazendas paulistas constituem hoje um patrimônio de inestimável valor, dispondo de informações que retratam o desenvolvimento e história do Brasil. São como cenários, que demonstram importantes aspectos do século XIX, época em que o café era o protagonista da economia do País. Parte dessas valiosas fazendas, algumas também do século XVIII, compõe a mostra, que relata por meio de fotografias, textos e objetos, o passado e o presente de 16 fazendas históricas do interior de São Paulo.

A arquitetura, decoração, os espaços de produção e transformação do café, e a maneira de vida das famílias proprietárias e dos trabalhadores, compõem diferentes formas de leitura sobre a história do café, do Estado e do País. A exposição conta com 16 painéis com imagens de fazendas paulistas, distribuídas em regiões do Estado que abrangem as cidades de Queluz, São José do Barreiro, Lorena, Itu, Limeira, Cajuru, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Descalvado, Pinhal, São Carlos, Dourado e Jaú. Além das imagens e textos, um dos objetos de destaque da mostra é o arado de aiveca, do início do século XX, instrumento que funcionava por tração animal, utilizado para arar a terra antes da plantação.

As imagens registradas pelo fotógrafo Haroldo Palo Jr. e os textos da  professora doutora Maria Ângela Bortolucci, da Universidade de São Carlos (Ufscar), são resultado de um projeto de políticas públicas sobre fazendas históricas do Estado de São Paulo, financiado pela Fapesp no período 2008 a 2012. Segundo o coordenador geral do projeto e assessor de pesquisa do Centro de Memória da Unicamp (CMU), professor Marcos Tognon, as fotografias reunidas oferecem uma noção do trabalho realizado em campo por pesquisadores da Unicamp, USP e Ufscar.

Aberta à comunidade, a visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; sábado, das 12h30 às 16h30; domingo, das 9h às 16h30. O Museu Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos” está localizado na Avenida do Café s/n°, Campus da USP. Mais informações pelo telefone (16)3633-1986 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu do Café de Santos

O Museu do Café, abrigado no edifício-monumento da Bolsa Oficial do Café, no centro histórico da cidade de Santos, foi criado há quatorze anos, no contexto de revitalização do centro da cidade que o abriga. Gerido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, organização social que desde 2008 mantém contrato com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão colecionar, conservar, expor, investigar e pesquisar objetos e evidências arquitetônicas, artísticas e documentais que testemunhem, para diferentes públicos, a história e o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil na sua relação com o agronegócio Café, em âmbito nacional e internacional.Para saber mais acesse: www.museudocafe.org.br

SERVIÇO
“Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural” em Ribeirão Preto
Data:
até 3/10/2013
Local:
Museu Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos”
Endereço: Avenida do Café s/n°, Campus da USP – Ribeirão Preto/SP
Informações: (16)3633-1986
Horário: de terça a sexta-feira, das 09h às 16h30; sábado, das 12h30 às 16h30; domingo, das 9h às 16h30
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *