SISEM-SP e MIS-SP realizam exposição Entre Muros e Ideias em Ribeirão Preto

Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), e a Prefeitura de Ribeirão Preto, apresenta até 24 de setembro (terça-feira), no Centro Cultural Palace, a exposição “Entre Muros e Ideias”. A itinerância apresenta a realidade de palestinos e israelenses, por meio de alegorias bélicas, religiosas e estéticas que circundam as ruas e locais místicos de TelAviv, Jerusalém e Belém.

Com imagens do fotógrafo Marcos Muniz, a série reflete o sentimento em torno do conflito enraizado e inerente ao dia a dia, em locais onde estar armado reflete uma “necessidade”, e expressar sua crença é uma condição de espírito.  Na mostra, observa-se o culto à fé, à crença político-ideológica de árabes e judeus, divididos por opiniões, costumes e muros – físicos ou não.

A partir desse viés crítico, a série de imagens enfraquece a visão unilateral do conflito e reforça o composto argumentativo do “tangível” representado pelos muros, cercas, posters e metralhadoras, que dão espaço à estética do “intangível“: ideias, estética visual, comportamento e religião.

Com entrada gratuita, a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 12h. O Centro Cultural Palace está localizado na Rua Álvares Cabral, nº 322, no Centro. Mais informações por (16) 3636-9187 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valoriza r as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)

O Museu da Imagem e do Som foi criado em 29 de maio de 1970, já vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Em 2011, recebeu um novo plano de atividades sob a gestão de André Sturm. Assim, frente a todo o seu valor histórico e cultural na cidade de São Paulo, o museu passou a ser um espaço de encontro para a população paulista, onde a pluralidade na programação artística e a efervescência cultural prevalecem. O MIS, que tem suas atividades garantidas por uma parceria público-privada gerenciada pela Organização Social de Cultura Paço das Artes, tem sua atuação baseada em áreas pensadas para agir de forma coordenada e complementar. Para saber mais acesse: www.mis-sp.org.br

SERVIÇO
Exposição “Entre Muros e Ideias” em Ribeirão Preto
Período: 
até 24/9/2013
Local: Centro Cultural Palace
Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 322, Centro – Ribeirão Preto/SP
Informações: (16) 3636-9187
Horário: segunda a sexta-feira, 9h às 17h; sábado, das 9h às 12h
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *