Shopping Ibirapuera traz exposição fotográfica “Ásia em 100 dias”

Quem nunca pensou em jogar tudo para o alto, mudar radicalmente de vida ou algo de que não gostava? O corajoso Marcos Credie não só mudou o que o incomodava, deixando para trás a carreira de advogado, como iniciou o novo estilo de vida com uma jornada de 100 dias por diferentes países asiáticos. O resultado desta experiência, aliado a paixão de Credie por fotografar, está na mostra “Ásia em 100 dias”, exposta no Shopping Ibirapuera entre os dias 12 e 29 de setembro. A exposição reúne parte desta aventura em imagens extremamente expressivas que mostram peculiaridades de lugarejos exóticos da Tailândia, Indonésia, Laos, Vietnã, Camboja e Nepal.

Hoje, realizado com a nova vida de viajante e fotógrafo, Credie relata que trouxe na bagagem de volta da aventura muito mais que fotos incríveis, mas também inúmeras histórias para contar e grandes lições de vida.  De todos os locais visitados, o fotógrafo conta que traz lembranças muito especiais principalmente do Nepal e Vietnã. “No país asiático dos Himalaias, tive a oportunidade de caminhar até o campo base do Everest. Foi algo muito marcante pelas belezas, pela minha superação física e psicológica e da paz que por todo o tempo se fez presente”.  Já sobre o Vietnã, o que mais impressionou Credie foram as pessoas. “É muito intrigante pensar como um povo tão sofrido e que passou por guerras terríveis pode ser tão alegre.”, diz.

E foi desta necessidade em compartilhar as experiências e um pouco do que viu nestes seis países que surgiu a ideia da exposição.  “Quero que o visitante (da mostra) encontre a Ásia em sua essência. Não só as praias paradisíacas com as quais todos sonhamos, mas também o lado cultural, religioso e a realidade de cada lugar”, ressalta.  Após encarar as dificuldades típicas de viagem, frente as diferenças asiáticas, Credie brinca dizendo que a seleção das 20 fotos foi a parte mais difícil, pois retornou com milhares de cliques.  “Cada foto tem uma história e se desvencilhar desse conteúdo não é fácil”.

Mesmo entre um imenso material fotográfico e centenas de histórias, o fotógrafo consegue destacar um único clique que mais chamou sua atenção: a de um casal de adolescentes na Chinatown de Bangkok.  “Haviam milhares de pessoas caminhando, motos, carros, cores, gritaria dos comerciantes, ruelas estreitas… e eis que de repente, no meio do caos, um casal de adolescentes, trajando roupas de cerimônia, fotografava para o seu casamento. A sintonia dos dois era absurda e o carinho e cuidado de um com o outro eram completamente distintos de tudo aquilo. Não pensei duas vezes e pedi uma foto”,  finaliza,  brincando que o resultado só poderá ser conferido de perto na exposição.

SERVIÇO
Exposição fotográfica Ásia em 100 dias
Artista:  Marcos Credie
Período: 12 a 29 de setembro –  de segunda a sexta-feira
Horário:  das 10h às 22h
Local: Shopping Ibirapuera
Endereço: Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema – Piso Moema – ao lado do Itaú.
Visitação Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *