Oi Futuro apresenta a Expofoto “Respeitável Público… O Circo!!!”, de Renzo Gostoli

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 18 de setembro a exposição de fotografia “Respeitável Público… O Circo!!!”, dentro do projeto Expofoto. A mostra fica em cartaz no centro cultural do Flamengo até o dia 27 de novembro e reúne imagens do fotógrafo argentino Renzo Gostoli, radicado no Rio há 20 anos. O projeto Expofoto, que mantém uma galeria virtual de fotografia permanente, tem curadoria de Pedro Agilson.

Renzo Gostoli começou a fotografar a trupe do Unicirco em julho de 2012. Inicialmente, o fotógrafo argentino pensava em passar um dia fotografando o grupo, mas acabou acompanhando por 10 meses a rotina de espetáculos e ensaios do grupo circense, com seus palhaços, equilibristas, trapezistas malabaristas e outros profissionais. Com cores vibrantes, as imagens que compõem a exposição documentam a magia milenar da arte circense.

“Me apaixonei pelas imagens, cores e alegria do espetáculo e também pela beleza e dedicação dos bastidores”, conta Renzo. “Também achei interessante o fato de o Unicirco ser também uma escola de circo para jovens de comunidades. Ali eles aprendem o ofício e se integram ao show.”

Residente no Rio há mais de 20 anos, Renzo Gostoli trabalhou primeiro no México e posteriormente no Brasil, para as agências de notícias France Presse (AFP), Reuters e Associated Press (AP), realizando cobertura fotográfica do noticiário internacional. No México, durante 10 anos, foi fotógrafo do Ballet Nacional do México. Atualmente, trabalha na agência Austral Foto, da qual é sócio. Suas fotos foram publicadas nas revistas “Time” (EUA), “Newsweek” (EUA), “Viva” (Argentina), “Annabelle” (Suíça) e “Schweizer Familie” (Suíça) e nos jornais “Clarín” (Argentina), “Der Tagesspiegel” (Alemanha), “Dagens Industri” (Suécia), entre outros.

Expofoto

“Respeitável Público… O Circo!!!” marca a 52ª edição do projeto Expofoto, que ocupa o 8º nível do Oi Futuro no Flamengo e uma galeria virtual permanente no site www.oifuturo.org.br/cultura/expofoto. O projeto foi criado em 2003, idealizado para o site do Museu das Telecomunicações. Em sua fase inicial, apresentava pequenos portfólios, convidando os internautas a passarem o mouse sobre a foto em busca de áreas sensíveis que remetiam a detalhes, movimentos ou às fotos seguintes.

Com a inauguração do Oi Futuro em 2005, a Expofoto ganhou um espaço de projeções no oitavo nível, um dos poucos espaços permanentes dedicados exclusivamente à fotografia no Rio de Janeiro. O projeto, que mescla artistas tradicionais e de vanguarda, já reuniu artistas como Walter Firmo, Sérgio Moraes, Aguinaldo Ramos, Américo Vermelho, Wilton Montenegro, Marcia Folleto, Renan Cepeda, Isabel Gouveia, Ana Branco e Rai Bandeira de Mello.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

SERVIÇO
“Respeitável Público… O Circo!!!” – Expofoto
Data: 
De 18 de setembro a 27 de novembro
Horário: 
De terça a domingo, das 11h às 20h
Oi Futuro
Endereço:
R. Dois de dezembro, 63 – Flamengo – Nível 8
Entrada franca
Classificação etária:
Livre
Informações: (21) 3131-3060

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *