Núcleo Cinematográfico de Dança apresenta “2 ou 3 coisas que eu sei dele” na Funarte

No período de 20 a 22 de setembro de 2013, o Projeto Conexões chama à sala Renée Gumiel o Núcleo Cinematográfico de Dança para a apresentação do solo 2 ou 3 coisas que eu sei dele, com concepção e interpretação de Mariana Sucupira.

2 ou 3 coisas que eu sei dele é um solo de dança que se aproxima de um ensaio literário. Uma dança-ensaio. São dois ou três pensamentos do corpo sobre cinema, sobre Jean-Luc Godard, sobre a dança que se apresenta ou que poderia se apresentar. Três capítulos que se entrecruzam. Editados pelos quadros de luz que editam a coreografia. Pela trilha narrada em off. A dança é construída e se desmancha pela intervenção da palavra: escrita, falada, ouvida, vista. Fragmentos narrativos, intertextualidades, citações, inflexões poéticas e plágios. Uma organização polifônica, que sintetiza planos superpostos, situados entre o poético e o didático. Uma reflexão subjetiva baseada na tensão entre as linguagens que se apresentam.

Sobre o Núcleo Cinematográfico de Dança

O Núcleo Cinematográfico de Dança é uma companhia de dança contemporânea independente, concebida na parceria entre Mariana Sucupira e Maristela Estrela em 2002 no Estúdio Nova Dança – SP. Essa parceria nasceu de um grupo de estudos sobre criação, com interesse em investigar a relação entre as linguagens do cinema e da dança. As matrizes poéticas da companhia são motivadas e desenvolvidas pela fisicalidade e imagem do movimento apoiadas sobre uma abordagem estética do cinema.

Em 2004, o Núcleo Cinematográfico de Dança firmou-se como uma companhia profissional e produziu “Entreaberto” (2004/5), “Anti-séptico de uso geral para curativos” (2004/05), “¿Por qué no hacemos cine?” (2006/07), “corpo quase palavra, palavra quase silêncio” (2009), “EXperimentações Cinematográficas ou o que você faz quando todas as imagens do mundo não cabem em uma idéia?“ (2009/2010). Em 2010 produziu o projeto “Transborda“, criando o  espetáculo “O que resta de quatro“ e realizando diversas intervenções performativas na cidade de São Paulo.  Em 2011 foi convidado pelo SESC para o  evento “Polaróide” (SESC Santos – 2011).  Também foi convidado pelo SESC, em 2009,  para inaugurar o projeto “Improviso” – jams de dança e música. Realiza outras três edições do “Improviso” em 2010 e 2011, e em 2012 como convidado da Cia. La Puerta. Em 2011 e 2012 realiza diversas apresentações da performance “Descabido“ (Galeria Baró, Virada Cultural, Virada Cultural Paulista, Mostra Verbo – Galeria Vermelho, entre outras). Entre 2011 e 2012 realizou o projeto “Ainda quer que seja”, para remontagem e circulação de seus trabalhos, além da produção de um Intercâmbio entre artistas, resultando em diversas performances inéditas e dois videodanças. Em 2012 foi convidado do projeto “Trepadeira“ de Nirvana Marinho (intercâmbio com diversos artistas como Clarice Lima, Marcelo Evelin entre outros). Ainda em 2012 produziu o solo “2 ou 3 coisas que eu sei dele”, realizando diversas apresentações pelo interior através do Circuito Cultural Paulista e em 2013 é convidado do festival PONTO.CE, em Fortaleza – CE e  também do projeto “Guerrilha Poética: cartografia dos sentidos“ (Prémio FUNARTE/Klauss Vianna, 2012) da artista Talma Salem. Atualmente desenvolve o projeto “BLOW UP” com estreia prevista para o 2o. semestre de 2013.

SERVIÇO
“2 ou 3 coisas que eu sei dele” – Núcleo Cinematográfico de Dança
Data: 20 a 22 de Setembro
Horário: Sexta-Feira às 20h, Sábado e Domingo às 19h
Complexo Cultural FUNARTE/SP – Sala Renée Gumiel
Endereço: Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
Duração: 45 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50
Telefone: 11 3662.5177
Horário da bilheteria: uma hora antes do início do espetáculo

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *