“ENCONTRARTE” – Encontro de Artes Cênicas da Baixada chega à XII Edição

A comédia é o tema 12ª edição do EncontrArte, Encontro de Artes Cênicas da Baixada, e ninguém melhor do que o mestre do humor Chico Anysio para ser o grande homenageado em 2013.  Os atores Miguel Falabella, Tássia Camargo e o  iguacuano  José de Brito,  ator e diretor ligado à classe na região, completam a lista de artistas que receberão o troféu do festival. Um dos eventos mais importantes no Estado, o EncontrArte movimentará Nova Iguaçu de  26 de setembro e 5 de outubro, com 17 peças gratuitas para os públicos adulto e infantil.

XII ENCONTRARTE – Encontro de Artes Cênicas Teatro da Baixada Fluminense

Realizado nos palcos do Teatro SESC  e  na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, no centro da cidade, o projeto idealizado e administrado por Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa adota a partir desta edição uma  nova marca, que busca agregar os produtores, técnicos e artistas da Baixada, região metropolitana e interior do Estado, e assim fomentar a cultura local.

“Muitas pessoas carentes não têm acesso a projetos culturais, nunca foram ao teatro, isso é um absurdo se considerarmos a densidade demográfica e a renda per capta da Baixada Fluminense”, salienta Claudina Oliveira. Com esse novo olhar, a empresa EncontrArte  promoverá um cadastramento da classe artística da Baixada e quer ser referência  quando buscarem profissionais qualificados que trabalhem na área da cultura na região.

“Falta a muitos políticos e gestores públicos da região carinho com esse setor da economia, no qual estamos incluídos. A vocação da Baixada nessa área se comprova com o nosso festival, que completa 12 anos”, observa Fábio Mateus, acrescentando que o estímulo à formação de profissionais qualificados é fundamental para que técnicos, artísticas e produtores permaneçam na Baixada e não precisem migrar para a capital.

Além da apresentação dos espetáculos gratuitos e em horários diversificados, este ano serão promovidas oficinas culturais e também haverá a escolha da mascote do evento que será eleita pelo público participante do evento. “Queremos que o festival tenha uma mascote e o público vai decidir entre três personagens o que irá representar o festival. É fundamental envolver a comunidade nesse processo”, afirma Tiago Costa.

Cientes do desafio de produzir um grande evento de teatro numa região ainda carente de iniciativas culturais de peso, os criadores e realizadores do EncontrArte, Claudina Oliveira,  Fábio Mateus e Tiago Costa comemoram o interesse das companhias em participar do evento.

Foram muitas as inscrições dos grupos de todos os municípios, uma vez que o  projeto foi montado visando movimentar o mercado dos espetáculos no Estado como um todo. No entanto, os selecionados passaram pelo crivo da qualidade e ficha técnica elaborada e conceituada no mercado artístico. Os espetáculos selecionados percorrem trilhas  do drama ao imaginativo, da comédia ao circo, para encantar a plateia.

SERVIÇO
XII ENCONTRARTE – Encontro de Artes Cênicas Teatro da Baixada Fluminense.
Data: De 26 de setembro a 05 de outubro
Programação em anexo e no site: www.encontrarte.com.br

Locais:

  • SESC Nova Iguaçu – R. Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel 2797 – 3001
  • Casa de Cultura de Nova Iguaçu – R. Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu – Tel 2667 – 2157

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *