Faroeste Caboclo estreia embalado por boas críticas no Festival de Toronto

A crítica especializada já viu Faroeste Caboclo em sessão fechada para a imprensa e recebeu muito bem o longa dirigido por René Sampaio. O filme fez sua estreia na aberta para o público no 38th Toronto International Film Festival na tarde de ontem (10).

Faroeste Caboclo-Official Poster Banner PROMO PHOTO-04JUNHO2013

O portal indiewire.com, referência para toda a indústria cinematográfica e especializado em cinema independente, exalta as qualidades do filme e diz que “um dos pontos fortes de ‘Brazilian Western’, além maneira suntuosa e quase onírica de captar como uma capsula do tempo a Brasília do passado é a habilidade de misturar as diversas tramas, subtramas e flashbacks com relativa facilidade”. Entre muitos pontos positivos, ressalta qualidade da trilha Punk Rock e New Wave dos anos 80 e a “impressionante” direção de arte e figurinos de época.

A crítica comenta a qualidade de interpretação do elenco e em especial as performances de Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Abib. O texto ressalta que que as cenas mais eletrizantes são as que fazem alusão ao gênero faroeste, com um final particularmente empolgante, e conclui que quando o filme termina “entende-se que João não está lutando pelo que é certo, mas sim pelo seu direito a uma identidade própria”.

Já o site canadense cinemablographer.com deu 4 estrelas para o filme e começa o texto dizendo que trata-se de uma instigante fusão de estilos com um exercício de fluidez de gêneros cinematográficos. O texto completa que o malfadado triângulo amoroso rejeita os finais fáceis que seriam vistos num filme hollywoodiano.

Para o crítico o filme tem muitos pontos de toque com o cinema americano e ressalta que mesmo assim a película tem identidade própria e é fiel a uma cinematografia genuinamente brasileira. Segundo o site, Faroeste “reveste a fábula com uma conteúdo que geralmente falta no cinema de Hollywood, Sampaio usa essa conto violento para fazer uma parábola sobre grandes vícios – racismo, diferença de classes e miséria – que causam tamanha violência”.

Outros blogs especializados em cinema ressaltam a performance de Fabrício Boliveira. O blogueiro do tmtmshow.blogspot.ca abre o comentário dizendo que consegue reconhecer uma estrela quando a vê na tela e que sem dúvida Fabrício Boliveira é uma delas – “tem muito carisma além de ser um ator acima dos padrões”. O texto diz também que João o cativou

“desde o primeiro momento em que aparece na tela (…) mal posso esperar pra ver aonde vai a carreira desse ator: ele é incrível”.

Convidados pelo festival, o diretor, o ator Fabricio Boliveira e a produtora Bianca de Felippes estavão presentes na sessão de estreia. O filme já estuda propostas de lançamento internacional nas salas de cinema e os produtores devem fechar lá importantes acordos comerciais e de exibição no exterior durante o evento.

É no Festival de Toronto que costumam estrear internacionalmente muitos dos filmes favoritos ao Oscar. Foi assim com Quem Quer Ser um Milionário (2008), Guerra ao Terror (2009), o Discurso do Rei (2010) e também com Argo (2012) , vencedor da última edição do prêmio da Academia. O Segredo dos Seus Olhos (2009), último longa latino americano a vencer o prêmio de melhor filme estrangeiro, também foi apresentado ao público lá.

Faroeste Caboclo, adaptação da canção de Renato Russo gravada pela banda Legião Urbana, conta a saga de João de Santo Cristo, desde sua infância no interior da Bahia até sua ida para Brasília no início dos anos 80 onde se envolve com o tráfico. João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira) deixa Salvador em busca de uma vida melhor e parte para Brasília em busca de seu sonho. Lá, ele conhece Maria Lúcia (Isis Valverde), por quem se apaixona e gostaria de viver um futuro melhor, mas o envolvimento dele com o tráfico de drogas pode colocar tudo a perder, também praticado por Jeremias (Felipe Abib) que viria a se tornar seu grande rival. Uma história de amor, ódio e vingança livremente inspirada na música “Faroeste Caboclo”, de Renato Russo.

No elenco do filme estão os atores Ísis Valverde, Fabrício Boliveira, Felipe Abib, Cesar Troncoso, Cinara Leal, Juliana Lohmann, Rodrigo Pandolfo, Leo Rosa,Marcos Paulo e Antonio Calloni.

Faroeste Caboclo-Official Poster Banner PROMO POSTER FULL-08ABRIL2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *