Fábrica de Cultura realiza exposição sobre Mário Américo, ex-massagista da seleção brasileira

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, unidade do Projeto Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, apresenta de 3 a 17 de setembro uma exposição em homenagem a Mário Américo (1912-1990), considerado o mais famoso massagista da Seleção Brasileira de futebol, que participou de sete Copas do Mundo, entre os anos 1950 e 1974.

A mostra reúne várias imagens de Américo com importantes nomes do futebol, como Garrincha e Pelé, ídolos com os quais ele trabalhou, além de outros itens do acervo particular da família.

Apesar do sonho de se tornar músico, e ter sido um famoso lutador de boxe, Mário Américo começou a brilhar mesmo em 1950, como massagista da seleção canarinha, onde viveu muitas emoções ao lado de grandes nomes do esporte brasileiro.

O organizador da exposição, Mário Américo Netto, ressalta a importância do evento. “A ideia é mostrar as conquistas de meu avô para a comunidade da Zona Norte, região onde ele viveu grande parte da vida e, assim, incentivar as gerações mais jovens”.

A exposição é gratuita e fica em cartaz até 17 de setembro.

Sobre as Fábricas de Cultura

O Governo do Estado de São Paulo mantém oito Fábricas de Cultura em bairros da periferia da Capital Paulista: são quatro unidades na Zona Leste (Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá), duas na Zona Norte (Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e mais duas na Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo). Mais duas unidades serão inauguradas até o fim deste ano em Cidade Tiradentes e na Brasilândia.

O programa é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura e tem como objetivo promover a democratização do acesso à cultura para comunidades onde estão instaladas por meio de atividades artísticas, tendo principalmente os jovens como público alvo.

De segunda a sexta-feira, são oferecidos ateliês de iniciação artística em várias linguagens – dança, música, artes visuais, multimeios, circo – e, nos fins de semana, as Fábricas promovem atividades de difusão abertas a toda a comunidade. Elas também dialogam com os grupos locais, abrindo espaço para apresentação deles nos palcos dos teatros e salas de múltiplo uso.

Quatro unidades do programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo são administradas pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura: FC Jaçanã, FC Vila Nova Cachoeirinha, FC Jardim São Luís e FC Capão Redondo.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica – Mário Américo
Data: 3 a 17 de Setembro
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha
Tel.: (11) 2233-9270
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 17h.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *