Musical infantil Labirinto de Filó mistura música, poesia e filosofia

Com texto e direção de José Geraldo Rocha, o espetáculo Labirinto de Filó conta a história da Menina da Rua de Cima e do Menino da Rua de Baixo – que estudam na Escola do Meio da Rua -, e da minhoca Filó, curiosa e perguntadeira, cheia de dúvidas e ideias na cabeça, mas que de tanto pensar se perde num labirinto de buracos e túneis. Interpretada pelo Grupo Pasárgada – há 42 anos nos palcos –, a peça mistura músicos e atores no palco, cantando e tocando ao vivo violão, viola caipira, acordeon e percussão.

Labirinto de Filó trata do universo infantil presente em todos nós por meio de temas como a superação dos medos, a importância das dúvidas para o desenvolvimento do raciocínio e da personalidade.

A dramaturgia tem como referência o diálogo infantil e a curiosidade que permeia toda criança em formação. A filosofia é o ponto de partida e faz o público embarcar numa viagem de dúvidas inteligentes, como: “o sol é feito de fogo?”, “A água é dura quando se veste de gelo?”, “O ar está em todo lugar e ninguém vê?”. As indagações da Minhoca Filó são respondidas ao longo da estória não de maneira precisa e científica, mas sim poética, mantendo acesa a imaginação da criança e permitindo, assim, um desenvolvimento criativo.

As canções foram compostas e dirigidas especialmente para o espetáculo e criadas em parceria com o encenador. São temas regionais que apresentam a história de cada personagem em seu ambiente. No elenco estão Weslei Soares, Priscila Galvão, Thais Oliveira e Daniel Langer, além do próprio diretor musical Thiago Rocha.

O visual da montagem, criado por Valnice Vieira Bolla, traz um olhar contemporâneo e aposta no lado lúdico, partindo de um fio de novelo de lã que entrelaça as histórias e percorre um labirinto como representação simbólica para o mundo de nossas dúvidas. Os figurinos coloridos e divertidos, também criados por Bolla, interagem com esse cenário e com a iluminação de Luiz Alex Tasso, que se misturam entre as roupas dos personagens e dos bonecos de vara, criados por Fabio Caniatto e Maristela Tetzlaf.

Grupo Pasárgada – Com 42 anos de existência, o Pasárgada mantém o comprometimento de apresentar espetáculos com temas que permeiam a nossa cultura e a identidade de nossas raízes. Essa trajetória tornou-se referência de teatro em grupo, pesquisa de linguagem, estética, espetáculos populares, formação de público e várias premiações.

No currículo do Grupo, entre mais de vinte 20 montagens, destacam-se: Panos e Lendas, Velhos Retratos, Moinhos e Carrosséis, Avoar, Pequenas Estórias Sem Pé Nem Cabeça, Até Onde o Vento Levar, O Lixão e Peixe Vivo. Pelo reconhecimento do público e da crítica, o grupo recebeu inúmeras premiações, entre elas APCA, APETESP e MAMBEMBE, GOVERNADOR DO ESTADO.

SERVIÇO
Labirinto de Filó
Data: Estreia dia 07 de setembro, sábado, às 16h
Temporada: Sábados e domingos, às 16h. Até 13 de outubro.
Preço: R$ 10,00 (pagamento somente em dinheiro)
Teatro Zanoni Ferrite
Endereço: Avenida Renata, 163, Vila Formosa, São Paulo
Tel: (11) 2216-1520
Bilheteria: aberta uma hora antes do espetáculo.
Capacidade: 204 lugares.
Duração: 55 minutos.
Acessível para cadeirantes.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *