Diretora Artística da Cia de Dança Palácio das Artes, Sônia Mota, ministra master class

A partir da premissa de que a dança integra o corpo, a mente e o espírito, Sônia Mota, Diretora Artística da Cia. de Dança Palácio das Artes, realiza o master class A Arte da Presença, baseado no método que desenvolveu. A vivência é destinada a bailarinos, estudantes e interessados em conhecer, reviver, analisar e experimentar diferentes possibilidades para o corpo.

Essa atividade integra o Programa Educativo da Fundação Clóvis Salgado que visa contribuir para a formação de público e para a democratização do acesso à arte e à cultura, procurando potencializar a fruição e a compreensão da arte por nichos cada vez mais amplos.

A bailarina Sônia Mota deu início a criação do método a partir de 1976, quando começou a questionar as técnicas das danças clássica e moderna. Aliada a conceitos de renomados bailarinos, como Alexander Rowen, Ana Rolf, Fritjof Capra e Ken Dichtwald, A Arte da Presença propõe o improviso e valoriza a individualidade do movimento, em um constante processo de descobertas e amadurecimento corporal.

A aula, que já foi ministrada para bailarinos de diversas companhias brasileiras e europeias, respeita os princípios de dinâmica, textura e individualidade do movimento, abordando temáticas distintas, como consciência da força da gravidade, eliminação do eixo central em favor dos eixos laterais, diálogo entre as polaridades do corpo, qualidades de projeção e absorção do movimento.

“A Arte da Presença vem se transformando no decorrer do tempo e, hoje, é a minha marca registrada. Foi essa aula que me lançou no mundo. Só na Alemanha, por exemplo, trabalhei com ela durante 22 anos”, conta Sônia Mota.

O método também desenvolve o relaxamento muscular para facilitar a liberdade das articulações ósseas, além de prever a execução do exercício em estado de não ação e da prática do estado presente.

SÔNIA MOTA

A bailarina, professora e coreógrafa paulista, Sônia Mota, exerceu um papel decisivo na dança contemporânea brasileira. De 1989 a 2004, residiu em Colônia, na Alemanha, onde trabalhou como professora de dança, e empregou seu método Arte da Presença em escolas e companhias profissionais da Europa.

Em 2005, retornou aos palcos com o solo Vi-vidas, primeira parte de sua trilogia sobre o feminino na sociedade contemporânea. Nesse ano, a obra foi reconhecida como um dos cinco melhores espetáculos de dança de Colônia e, em 2008, foi agraciada com o ‘Prêmio Bravo! Prime Cultura’, por melhor coreografia.

Em 2007, estreia o duo QuaaDriDuuo, a segunda parte da trilogia que aborda as relações entre homem e mulher. Dois anos mais tarde, Sônia retoma suas atividades artísticas no Brasil quando é convidada a fazer a direção do espetáculo ‘22 Segredos’, para a Cia. de Dança Palácio das Artes.

Em março de 2010 Sônia Mota assume a direção da Cia. de Dança com a proposta de valorizar a trajetória artística e a qualidade técnica de seus integrantes.

SERVIÇO
Master class com Sônia Mota, diretora artística da Cia. de Dança Palácio das Artes
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Data: Dia 29 de setembro de 2013
Hora: De 10h às 13h (bate-papo com a diretora no final)

INSCRIÇÕES:
Data: Até dia 28 de setembro de 2013
Local: Site da Fundação Clóvis Salgado: fcs.mg.gov.br
Informações (31) 3236-7378 / (31) 9838-9630

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *